quarta-feira, 14 de março de 2012

Ultramar & Descolonização - 'MASSACRES EM ÁFRICA', de Felícia Cabrita - Lisboa 2008 - MUITO RARO;




















Angola, Guiné e Moçambique - Investigação de diversos massacres ocorridos nas antigas colónias portuguesas


'MASSACRES EM ÁFRICA'
De Felícia Cabrita
Edição Esfera dos Livros
Lisboa 2008


Livro com 344 páginas, sobrecapa, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil Localização.
MUITO RARO. 


Publicado recentemente, 'MASSACRES EM ÁFRICA' da jornalista Felícia Cabrita é, uma vez mais, o culminar de anos de trabalho de investigação.

Foi desde a primeira vez que aterrou em Angola, em 1991, que se dedicou a romper o silêncio que insistia em esconder os massacres cometidos nas antigas colónias portuguesas durante o período do Estado Novo.

Na década de 50, os massacres de Batepá, em São Tomé, marcam o início do seu relato. A jornalista conduz-nos depois até 1961, à chacina da UPA sobre os colonos portugueses (Destaque para a reprodução de alguns documentos da época). A luta na Guiné e o massacre de Wiriyamu, que tiraria a vida a centenas de moçambicanos, e ainda a história de Sita Valles, são igualmente alvo da investigação de Felícia Cabrita.

Partindo muitas vezes de testemunhos recolhidos no local, onde as recordações das pessoas e os cheiros dos locais ajudam à reconstrução de cenários, passando por inúmeras horas de pesquisa de arquivo, a autora apresenta-nos o lado mais negro dos homens nunca perdendo de vista o seu objectivo diário, a descoberta da verdade como imperativo da consciência.

Esta verdadeira história da violência em África é ainda enriquecida por um conjunto de documentos e imagens impressionantes.


Da contracapa: 
“Em 1991, Felícia Cabrita foi pela primeira vez a África. Aterrou em Angola e estava longe de imaginar que grande parte da sua carreira como jornalista iria ser dedicada a desbravar o manto de silêncio que escondia os massacres cometidos nas antigas colónias portuguesas durante o Estado Novo.

O seu relato inicia-se na década de 50, com uma página negra da nossa história: os massacres de Batepá em São Tomé, onde a realidade ultrapassou em muito a ficção. A jornalista segue o rumo da história para relatar a chacina da UPA, em 1961, sobre os colonos portugueses; passa pela luta na Guiné; descobre os sobreviventes de Wiriyamu, que em 1972 rouba a vida a centenas de moçambicanos. Com o fim do conflito colonial e a saída dos portugueses, a guerra civil continua a fazer as suas vítimas, Sita Valles é uma delas. Eduardo, de catorze anos, outra. Morre em 2001, no mato, às mãos dos guerrilheiros da UNITA que se sente cada vez mais encurralada. 

Felícia Cabrita conta, na primeira pessoa, como chegou a todas estas histórias. Das horas passadas nos arquivos, à sua primeira experiência com uma arma de fogo, das recordações dos testemunhos recolhidos, aos cheiros de África. Porque não há guerras santas, a jornalista traz-nos o lado sombrio dos homens. 

Com um conjunto de documentos e imagens impressionantes, ‘MASSACRES EM ÁFRICA’ é um livro fundamental, que rasga a versão oficial e conta a verdadeira história da violência em África.“ 

Testemunho da autora: 
"Tentei perceber as minhas personagens individualmente e, uma vez lançadas no mundo, neste caso a guerra, interpretar o seu desempenho no comportamento colectivo. A história tem ciclos, repete-se sem novidades e o homem, seja qual for o continente, é sempre igual nos vários palcos onde o inferno assenta."


A Autora: 
“FELÍCIA CABRITA, jornalista do semanário ‘SOL’, trabalhou em vários órgãos de comunicação social, como o jornal ‘EXPRESSO’, a revista ‘Grande Reportagem’ ou a estação televisiva SIC. Pela sua mão foram denunciados grandes casos nacionais, como o escândalo do ‘Ballet Rosa’ ou o caso ‘Casa Pia’. 
A jornalista é autora da obra ‘Amores de Salazar’ e co-autora da biografia ‘Pinto da Costa - Luzes e Sombras de um Dragão p’, ambas editadas pela Esfera dos Livros.“ 



Do ÍNDICE: 

INTRODUÇÃO 

Capítulo I - A ILHA DOS VENDAVAIS
S. Tomé e Príncipe - Massacre de Batepá 

Capítulo II - O MISTÉRIO DO INSPECTOR DESAPARECIDO
Um inspector desaparecido em pleno mar alto 

Capítulo III - O 1.º DIA DO FIM DO IMPÉRIO
Os massacres da UPA de 15 de Março de 1961 

Capítulo IV - ÁFRICA: OS DIAS DA RAIVA
A caça ao 'turra' em Luanda e no norte de Angola 

Capítulo V - A CAMPANHA DO MEDO
A guerra na Guiné exército / PAIGC 

Capítulo VI - DESAPARECIDO EM COMBATE
O assassinato dos três majores na Guiné 

Capítulo VII - 'OPERAÇÃO ZAGALOTE' 
A operação para a captura de Savimbi no Leste de Angola em 1968 

Capítulo VIII - LÁ ONDE MORREU A INFÂNCIA
As duas meninas capturas pela FNLA e entregues à Cruz Vermelha 

Capítulo IX - OS MORTOS NÃO SOFREM
O Massacre de Wiriyamu em Moçambique 

Capítulo X - A REVOLUÇÃO PERDIDA DE SITA VALES
O 'golpe' de 27 de Maio de 1977 de Nito Alves em Angola 

Capítulo XI - VÍTIMAS DO DESESPERO
Raptados e mortos em Luanda em 2001 vítimas do conflito UNITA/MPLA 



Preço: €37,50.;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.