terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Guerra do Ultramar - 'MEMÓRIAS DE UM CAPITÃO (Guerrilha em Moçambique)', de José Verdasca - Lisboa 2004 - MUITO RARO;






Moçambique - O início da guerra em 1964 testemunhado pelo autor numa obra de grande profundidade 


'MEMÓRIAS DE UM CAPITÃO (Guerrilha em Moçambique)'
De José Verdasca
Universitária editora
Lisboa 2004


Livro com 288 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização.
MUITO RARO. 


O autor, que se encontrava a chefiar uma Companhia do exército português na zona do Chae, quando a FRELIMO desencadeou a sua primeira acção de guerrilha a 25 de Setembro de 1964. Portanto, uma voz privilegiada na descrição do ambiente e das acções decorridas nesta época histórica.

Recorde-se ainda que, um mês antes (24 de Agosto de 1964), o Padre holandês Daniel Bormans fora assassinado cruelmente numa acção desencadeada por um grupo de guerrilheiros da UDENAMO, em Cabo Delgado, esta sim, a primeira acção de guerra dos moçambicanos contra a presença portuguesa.



Do ÍNDICE: 

PRÓLOGO  

Primeira Parte
UM PLEBEU NA ACADEMIA
O crepúsculo do colonialismo; - Fábrica de oficiais; - A primeira missão em Àfrica; - o repouso do guerreiro; - Giséle; - Madame; - Rosa branca; - O noivado; - O banquete; - O senhor General; - O deputado; - O senhor reitor; O Meretíssimo; - O Embaixador; - O Ministro; - A mobilização.

Segunda Parte
DEVER A QUANTO OBRIGAS
Os modernos centuriões; - Navegar (para Moçambique) é preciso; - Às ordens do Killer; - Colonizadores de Moçambique; - Povos de Moçambique; - Porto Amélia (Pemba); - A paz podre; Oficial operação e de informações; - A fundação da FRELIMO; - A guerrilha ataca; - A circunscrição de Makomia; A gota de sangue; - O 'Monhé' do Mucoio; - O defloramento do Alferes Castelo; - Quiterajo, o chefe de Posto e o 'Línguas'; - Insubordinação e punição; - De Nampula a Boane.

Terceira parte
DE BOANE A OLIVENÇA
A guerra continua; - Finalmente Olivença; - A erva administrativa; - A cabidela e a prisão do chefe de Posto; - Ajáuas, Nyanjas e Matengos; - As jovens esposas do sexagenário; - A neta do Régulo; - Invadindo a Tânzania; - Os Matengos da montanha; - Um seminarista Alferes; - Os gafanhotoes de Metangula; - Um Natal com o General; - África, adeus; - Conclusão.



Da contra-capa:
"MEMÓRIAS DE UM CAPITÃO"
(Segundo o jornal 'EXPRESSO', de 10.01.2004)
"José Verdasca, não escreve apenas sobre a guerra em si mesma
mas também, e principalmente, sobre as circunstâncias históricas e
políticas que o determinaram.
Do ponto de vista documental, talvez se possa dizer que
MEMÓRIAS DE UM CAPITÃO e´, nessa área, o livro
mais importante publicado em 2003, sobre a guerra colonial. - Jorge Freitas"



JOSÉ VERDASCA DOS SANTOS:
É natural de Gondemaria, Ourém (Fátima), frequentou o curso da Academia Militar de 1955-59, e, como capitão de infantaria, comandava a Companhia de Caçadores de Porto Amélia, aquando do ataque da FRELIMO ao posto do Chae - Makomia - em 25.09.1964, que foi a primeira acção militar da guerrilha em Moçambique.
Desde 1967 reside em S. Paulo, Brasil, onde constituiu família, se dedicou à industria e comércio de madeiras, à construção civil e à pecuária, e tirou o brevet de piloto aviador."


Preço: 37,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.