'MEMÓRIAS DE UM CAPITÃO (Guerrilha em Moçambique)'
De José Verdasca
Universitária editora
Lisboa 2004
Livro com 288 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
O autor, que se encontrava a chefiar uma Companhia do exército português na zona do Chae, quando a FRELIMO desencadeou a sua primeira acção de guerrilha a 25 de Setembro de 1964. Portanto, uma voz privilegiada na descrição do ambiente e das acções decorridas nesta época histórica.
Recorde-se ainda que, um mês antes (24 de Agosto de 1964), o Padre holandês Daniel Bormans fora assassinado cruelmente numa acção desencadeada por um grupo de guerrilheiros da UDENAMO, em Cabo Delgado, esta sim, a primeira acção de guerra dos moçambicanos contra a presença portuguesa.
Do ÍNDICE:
PRÓLOGO
Primeira Parte
UM PLEBEU NA ACADEMIA
O crepúsculo do colonialismo; - Fábrica de oficiais; - A primeira missão em Àfrica; - o repouso do guerreiro; - Giséle; - Madame; - Rosa branca; - O noivado; - O banquete; - O senhor General; - O deputado; - O senhor reitor; O Meretíssimo; - O Embaixador; - O Ministro; - A mobilização.
Segunda Parte
DEVER A QUANTO OBRIGAS
Os modernos centuriões; - Navegar (para Moçambique) é preciso; - Às ordens do Killer; - Colonizadores de Moçambique; - Povos de Moçambique; - Porto Amélia (Pemba); - A paz podre; Oficial operação e de informações; - A fundação da FRELIMO; - A guerrilha ataca; - A circunscrição de Makomia; A gota de sangue; - O 'Monhé' do Mucoio; - O defloramento do Alferes Castelo; - Quiterajo, o chefe de Posto e o 'Línguas'; - Insubordinação e punição; - De Nampula a Boane.
Terceira parte
DE BOANE A OLIVENÇA
A guerra continua; - Finalmente Olivença; - A erva administrativa; - A cabidela e a prisão do chefe de Posto; - Ajáuas, Nyanjas e Matengos; - As jovens esposas do sexagenário; - A neta do Régulo; - Invadindo a Tânzania; - Os Matengos da montanha; - Um seminarista Alferes; - Os gafanhotoes de Metangula; - Um Natal com o General; - África, adeus; - Conclusão.
Da contra-capa:
"MEMÓRIAS DE UM CAPITÃO"
(Segundo o jornal 'EXPRESSO', de 10.01.2004)
"José Verdasca, não escreve apenas sobre a guerra em si mesma
mas também, e principalmente, sobre as circunstâncias históricas e
políticas que o determinaram.
Do ponto de vista documental, talvez se possa dizer que
MEMÓRIAS DE UM CAPITÃO e´, nessa área, o livro
mais importante publicado em 2003, sobre a guerra colonial. - Jorge Freitas"
JOSÉ VERDASCA DOS SANTOS:
É natural de Gondemaria, Ourém (Fátima), frequentou o curso da Academia Militar de 1955-59, e, como capitão de infantaria, comandava a Companhia de Caçadores de Porto Amélia, aquando do ataque da FRELIMO ao posto do Chae - Makomia - em 25.09.1964, que foi a primeira acção militar da guerrilha em Moçambique.
Desde 1967 reside em S. Paulo, Brasil, onde constituiu família, se dedicou à industria e comércio de madeiras, à construção civil e à pecuária, e tirou o brevet de piloto aviador."
Preço: 37,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.