Portugal & PREC - De herói a 25 de Abril de 1974, à viagem a cuba passando pela prisão por ligações com o terrorismo das FP 25....
'OTELO HERÓI MALDITO'
De Jorge Nuno Oliveira
Edição Nova Nórdica
Lisboa 1984
Livro com 96 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da contracapa:
“* Preso em 20 de Junho de 1984 por suspeita de pertencer a uma organização terrorista - as FP-25 de Abril - OTELO SARAIVA DE CARVALHO nunca desdenhou a linha armada para combater aquilo que ele considera a burguesia e a democracia representativa parlamentar. Mas também é verdade que Otelo criticou por várias vezes a violência que os grupos extremistas fomentam.
* Em 1981, Otelo afirmava a uma revista Suíça que ‘a luta das armas é, em último caso, a condição essencial para abater a burguesia’.
* Auto definindo-se, ‘em termos de pensamento e acção, um revolucionário inserido num quadrante político a que chamamos de esquerda revolucionária’, Otelo fez a sua opção política definitiva em Setembro de 1974, depois de ter hesitado entre o socialismo moderado e a social democracia.
* Este livro não pretende mais do que fazer um retrato da figura e da acção de Otelo. Para que os portugueses possam conhecer melhor o mito é um herói maldito da revolução. Para que os portugueses possam recordar tempos que não estão distantes como a nossa memória poderia consentir.”
Do ÍNDICE:
Dedicatória
PRIMEIRA PARTE
SEGUNDA PARTE
Capítulo Um - 16 de Março
Capítulo Dois - 25 de Abril
Capítulo Três - 28 de Setembro
Capítulo Quatro - 11 de Março
Capítulo Cinco - 25 de Novembro
TERCEIRA PARTE
QUARTA PARTE
Capítulo Um - Uma pessoa em voga
Capítulo Dois - Um verdadeiro revolucionário
Capítulo Três - Resposta para tudo
QUINTA PARTE
Capítulo Um - O Movimento dos Capitães
Capítulo Dois - O Documento COPCON
Capítulo Três - Carta a Vasco Gonçalves
Capítulo Quatro - Autocrítica do MFA
SEXTA PARTE
EPÍLOGO
Bibliografia
Preço: 27,50€;