Portugal & Ultramar - Esta obra é a versão actualizada do trabalho desenvolvido pelo autor sobre este tema, em 1999, no Seminário de História das Relações Luso-Africanas (séculos XIX e XX) do Mestrado em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
‘A POLÍTICA “EDUCATIVA” DO COLONIALISMO PORTUGUÊS EM ÁFRICA’
D I República ao Estado Novo (1910-1974)
De José Marques Guimarães
Edição Profedições, L.da
Porto 2006
Livro com 126 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
Da contracapa:
“A política ‘educativa’ do colonialismo português em África manifestou uma coerência de propósitos que nunca foi alterada em função da natureza do regime que, em cada momento, a traçou e aplicou.
É assim que, apesar das profundas diferenças entre a I República e o Estado Novo, não se verificou qualquer alteração do rumo da política ‘educativa’ levada à prática por aqueles regimes nas colónias portuguesas de África. A sua continuidade traduziu-se, antes, no reforço de uma prática obscurantista ao serviço da dominação colonial. É dessa política ‘educativa’ que aqui se trata.“
Do ÍNDICE:
INTRODUÇÃO
I. - A MISSÃO E A ESCOLA: INSTRUMENTOS DA COLONIZAÇÃO
1. - Uma aliança estreita: a administração colonial e as missões
2. - A escola dos colonizadores ao serviço da dominação colonial
II. - A POLÍTICA ‘EDUCATIVA’ DA I REPÚBLICA PARA AS COLÓNIAS (1910-1926)
1. - A ruptura entre os ideais da propaganda republicana e a prática colonial
2. - A política de instrução africana de Norton de Matos
2.1 - A educação pelo trabalho e as escolas-oficinas
2.2 - A crítica de Vicente Ferreira à educação pelo trabalho e às escolas-oficinas de Norton de Matos
3. - Os resultados da política ‘educativa’ da I República para as colónias e a frustração das aspirações dos africanos
III. - A POLÍTICA “EDUCATIVA” DO ESTADO NOVO PARA AS COLÓNIAS (1926-1974)
1. - A restauração do estatuto hegemónico da Igreja Católica e a educação nas colónias
1.1 - A recuperação das posições tradicionais da Igreja Católica em Portugal e o desmantelamento da obra educativa da I República
1.2 - A Igreja Católica e a educação nas colónias: as missões
2. - As necessidades do desenvolvimento colonial e a alteração da política ‘educativa’ do Estado Novo
2.1 - A alteração da conjuntura e as primeiras tentativas de mudança da política de ensino dos africanos
2.2 - As consequências da eclosão das guerras de libertação nacional: a abolição do indigenato e as reformas dos anos sessenta
2.3 - Os resultados das reformas educativas dos anos sessenta nas colónias e a reacção dos africanos
CONCLUSÃO
ANEXO
Fontes e Bibliografia
Preço: 27,50€;
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