quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Angola & Literatura - ‘NO ANTIGAMENTE NA VIDA’, de José Luandino Vieira - Lisboa 1977;






Angola & Literatura - Uma obra sobre as vivências da sociedade angolana da autoria de um dos mais consagrados autores 


‘NO ANTIGAMENTE NA VIDA’ 
De José Luandino Vieira 
Edições 70 
Lisboa 1977 


Livro com 208 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 


Da contracapa: 
“… biam o desconhecimento: nasciam já os belos bonecos, estátuas, soldados, o que no coração de cadaqual morava, maravilhas que a gente sonha no sono. 

E brilhava, branca. Ficava nos poentes do sol, nascentes de lua. Por debaixo tinha um caminho de verdíssimo capim, iango inquieto, picada sózita no meio das ervas. Estrada do vento anfitrião nos chamando. 

Mas a gente trememos, medo nos olhos: o Turito se sentou no chão, pele dele que brilhava superior da branca pemba no horizonte. Nascia branco de ovo batido na sua boca, os olhos todos azuis, fechados. Mas os dedos eram dez letras do alfabeto de suas almas: ele mais o Zeca, discípulo fiel, falavam de olhos fechados, dedos abertos e Zeca todo ele sempre com os seus sins de cabeça. E o Broa veio, segurou no dono, abriu a caixinha secreta do bolso leio - mesmo sem água o Turito bebeu o que parecia era branca hóstia, ninguém que viu bem, sombras do filho do remendeiro e do escravo tapavam. 

- Quem tem ouvidos, ouça! - e naquela hora a gente todos vimos, o Zeca ia virar um Turito. - O Turito comeu o livro dos anjos; boca dele doce, na barriga azeda…

Se calou, profético. Dei mão a Zemaria, Kalubém se pôs em nossa sombra; esperávamos ressurreição, milagre que sempre tem na…“ 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 

- Lá, em Tetembuatubia 
- Estória d’água gorda 
- Memória narrativa ao sol de Kinaxixi 

Glossário 


Preço: 25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.