Portugal - PREC & História - O autor relata diversos episódios relacionados com o processo revolucionário que o país viveu em 1974/75 e o seu final que culminou com os acontecimentos de 25 de Novembro de 1975 e que teve em Rio Maio uma das maiores resistências
‘O CASO RIO MAIOR’
De Meira Burguete
Edição O SÉCULO
Lisboa 1978
Livro com 144 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
Da contracapa:
“JOSÉ ALVES DE MEIRA GAMEIRO BURGUETE nasceu em Constância e tem 47 anos.
Descendente de uma família de tradições republicanas, é casado e pai de três filhos.
Muito jovem ainda, iniciou-se como colaborador da Imprensa Regional, primeiro na ‘Gazeta do Sul’ de Montijo, depois em muitos outros órgãos locais - ‘Vida Ribatejana’, ‘Jornal de Abrantes’, ‘Vida Social’, ‘Jornal de Vendas Novas’, ‘Diário Feminino’, ‘Ribatejo Ilustrado’, ‘Jornal do Oeste’, ‘A Nossa Terra’ e ‘Diário do Ribatejo’, no qual manteve, ao longo de três anos, várias secções a seu cargo.
A nível da chamada ‘grande imprensa’, tem artigos dispersos nas páginas de ‘A Luta’, ‘Diário de Lisboa’ e ‘Diário Popular’.
Dedicou empenho e entusiasmo ao teatro amador, escrevendo textos para representações infantis e uma revista - ‘Constância é assim…’ - em que exaltava ou caricaturava temas da sua terra natal.
Fez parte da primeira comissão que pretendeu restaurar a Cada dos Arcos, em Constância, onde, segundo a tradição, Luís de Camões viveu desterrado, continuando a iniciativa do seu familiar dr. Adriano Burguete que tentou provar a permanência do Épico naquela vila ribatejana.
Após o 25 de Abril aderiu ao Partido Socialista, do qual é militante, tendo sido adjunto do gabinete do ministro Jorge Campinos nos VI Governo Provisório e I Governo Constitucional.
É ajudante da Secretaria Notarial de Cascais, tendo exercido também as funções profissionais em Vendas Novas, Abrantes e Rio Maior.“
Do ÍNDICE:
PREFÁCIO
Rio Maio
13 de Julho de 1975
Contribuição de Rio Maior para o 25 de Novembro
A CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal e Lopes Cardoso
Considerações finais
Escritura da Associação
Decreto-Lei n. 406-A/75 de 29 de Julho
Preço: 47,50€;



Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.