quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Angola - PIDE/DGS & Guerra do Ultramar - ‘RELATÓRIO EXTRAORDINÁRIO - Distrito do Cuando-Cubango - ACTIVIDADES DO MPLA’ - n. 02/71 - Luanda 1971 - MUITO RARO;










Angola - PIDE/DGS & Guerra do Ultramar - Um documento histórico, assinado por A. São José Lopes (como Director de Serviços), com a classificação de ‘SECRETO’, que expõe as informações recolhidas no terreno - sobre as ‘actividades subversivas’ do MPLA -, relativamente ao distrito do Cuando-Cubango, nordeste desta antiga província ultramarina portuguesa, pelos agentes e informadores visando reportar superiormente e em auxílio da estratégia e combate dos militares aquartelados na zona 


‘RELATÓRIO EXTRAORDINÁRIO - Distrito do Cuando-Cubango’ - n.* 2/71
ACTIVIDADES DO MPLA’ - ‘SECRETO’ (05JAN1971) 
DGS (Direcção Geral de Segurança) - Delegação de Angola 
Luanda 1971 


Documento dactilografado, com 20 páginas (16 + IV), ilustrado com mapas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito, muito difícil localização. 
MUITO, MUITO RARO; 


Anotação constante em todas as folhas do documento: 
“Os detentores deste documento são avisados de que ele contém matéria que interessa à segurança da Nação. É proibida a sua cópia e revelação do seu conteúdo de qualquer forma a pessoas não autorizadas.“


Da Abertura do RELATÓRIO: 
“1. - Da análise dos documentos capturados por FLECHAS da subdelegação desta DGS em SERPA PINTO, nas operações JENGO e CONSTANTINO realizadas, respectivamente, de 06 de 12JUL70 e de 11 a 30NOV70, e ainda por informações posteriores, pôde reconstituir-se com razoável verosimilhança a estratégia e as tácticas estabelecidas pela direcção do MPLA para o distrito do CUANDO-CUBANGO.” 


Das Conclusões do Relatório: 
“7. - Em face do agravamento da situação e principalmente da séria ameaça aos distritos do BIÉ, HUAMBO, HUÍLA e CUNENE, impõe-se a abertura de mais Postos desta D.G.S. e o reforço dos já existentes. 
Todavia, infelizmente, não nos será possível fazê-lo nestes tempos mais próximos, por falta de pessoal. 
8. - Quanto ao aumento de FLECHAS para o CUANDO-CUBANGO, a subdelegação de S. PINTO está já a seleccionar cerca de 270 Vassekeles.” 


Preço: 672,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.