domingo, 30 de junho de 2024

África & Ultramar - ‘A CIDADE DE MALANGE NA HISTÓRIA DE ANGOLA’, de Egídio Sousa Santos - Luanda 2005 - Muito Raro;








África & Ultramar - A cidade de Malange, os seus limítrofes, as populações europeia e africana, as influências étnicas e a história do século XIX até à independência em novembro de 1975 


‘A CIDADE DE MALANGE NA HISTÓRIA DE ANGOLA’ 
(Dos finais do século XIX até 1975) 
De Egídio Sousa Santos 
Edição Nzila 
Luanda 2005 


Livro com 522 páginas, ilustrado (mapas e fotografias) e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Da contracapa: 
“Malange nasceu sob uma nova conjuntura. Os sistemas políticos africanos, vigentes à volta da cidade, deviam criar um elemento de novidade, agindo de modo a suscitarem produções originais, solicitadas aliás pelo comércio europeu. A procura europeia era reconhecida pelas instâncias de poder e pelos produtores africanos, o que autorizava a transformação e sobretudo a modernização dos sistemas. 

A cidade colonial nunca foi uma cidade totalmente africana, nem sequer pela sua organização espacial. Com efeito, a cidade colonial assinalou sempre uma separação nítida entre a cidade europeia e a cidade africana. Essa separação concretizou-se através de dois fenómenos distintos e complementares: o território e o centro de direcção. Na grande maioria das cidades coloniais, os europeus concentravam-se na micro-cidade europeia, à imagem de uma grande aldeia (com excepção de algumas cidades como Luanda ou Benguela onde se podiam encontrar alguns brancos na cidade africana), ao passo que os africanos se instalavam massivamente na cidade africana. 

No final da colonização portuguesa, Malange sofre a última mutação. Ainda que a separação física entre a cidade europeia e a cidade africana permanecesse visível, a sua população aparece novamente confundida nas duas cidades: a independência tornou possível os africanos autóctones residir na cidade ‘branca’ e utilizar os espaços que eram outrora reservados aos europeus.“ 


O Autor: 
“ANTÓNIO EGÍDIO DE SOUSA SANTOS, historiador, nasceu em Kalandula, Província de Malange. Infância e sentindo primário e secundário nas cidades de Negage, Sanza Pombo e Uíge. Licenciado em Filologia, pela Escola Superior Político Militar de Lvov, da ex-URSS (1985), e em Ciências da Educação, pelo ISCED de Lubango (1990), em 1994 concluiu o curso de Mestrado obtendo o diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em História da África Negra pela Universidade de Paris I, Panthéon - Sorbonne. Em 2004, obteve o grau de Doutor (PhD) em História e Civilização pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris, tendo defendido a tese que dá título a este livro, merecendo do júri a menção ‘Très Honorable’. 
Com uma vasta e longa experiência no ensino da História, membro investigador do Arquivo Histórico de Angola, é, actualmente, professor de História de África na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto.“ 



Do ÍNDICE: 

Abreviaturas 
Agradecimentos 
PREFÁCIO 
INTRODUÇÃO 


PRIMEIRA PARTE 
MALANGE E A IMPLANTAÇÃO DAS ESTRUTURAS COLONIAIS (1850-1930) 

Capítulo I 
A emergência de Malange na segunda metade do século XIX 
I. - Malange: o seu nascimento 
II. - A geografia física da região 
III. - A origem da cidade de Malange 
IV. - Malange e as mudanças nas relações Afro-Portuguesas do final do século XIX 

Capítulo II 
As mudanças da cidade negra e na cidade branca de Malange 

Capítulo III 
Malange: a estrutura urbana Afro-Portuguesa 
I. - A criação da cidade comercial branca de Malange em detrimento de Kasange 
II. - O desenvolvimento da cidade de Malange em detrimento de Mpungu-Ya-Ndongo (Kwanza) 
III. - A criação de Malange, cidade comercial branca: as suas funções no transporte de mercadorias, as suas novas estruturas 

Capítulo IV 
A evolução da cidade no quadro colonial (1910-1930) 
A política colonial portuguesa 
As funções administrativa e financeira 

Capítulo V 
O Caminho-de-Ferro de Malange e o desenvolvimento da cidade 
I. - O Caminho-de-ferro, agente político 
II. - As consequências da construção e da exploração do Caminho-de-Ferro de Malange 


SEGUNDA PARTE 
A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE URBANA E INDUSTRIAL (1931-1961) 

Capítulo I 
Radicalização das relações coloniais na primeira metade do século XX 
I. - A política colonial de ocupação do território angolano 
II. - O Acto Colonial de ocupação e os seus efeitos em Angola (1930-1950) 
III. - Organização da vida sócio-cultural em Malange 
IV. - Organização da vida religiosa 
V. - Malange e o remodelamento do espaço sócio-político 

Capítulo II 
A organização do sector económico 
I. - A ideologia colonial 
II. - A reorganização do sector económico 
III. - O branqueamento da economia de Malange 
IV. - As alterações sociais e as novas relações Afro-Portuguesas 

Capítulo III 
População e quadro geral 
I. - O processo de formação e de evolução da população 
II. - A evolução das condições de vida da população africana 

Capítulo IV 
O espaço envolvente e as suas relações com a cidade de Malange 
1. - Descrição das regiões limítrofes 
2. - Produções e trocas de habitantes de Malange com os das regiões limítrofes 

Capítulo V 
As mudanças na cidade de Malange: as diferentes etapas do planeamento urbano 
1. - Malange face ao desafio da modernidade 
2. - A construção em processo 
3. - Abastecimento de Água e electricidade 
4. - Os transportes internos 


TERCEIRA PARTE 
MALANGE NA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DE ANGOLA DE 1961-1975 

Capítulo I 
O desenvolvimento económico e social de Malange 
1. - Desenvolvimento económico no meio rural 
2. - Infra-estruturas sócio-económicas 

Capítulo II 
As novas identidades sociais 
1. - Origem e ascensão do nacionalismo angolano 
2. - Os Movimentos de Libertação nos Umbundu 
3. - Os Movimentos de Libertação nos Kongo 

Capítulo III 
Malange na guerra de libertação de Angola 
1. - Os anos da guerrilha 
2. - Malange na luta de libertação de Angola 

Capítulo IV 
A evolução de Malange: sinopse da colonização portuguesa e das resistências africanas 

Capítulo V 
Os novos espaços urbanos: uma retrospectiva das imagens de Malange e do seu ordenamento 

CONCLUSÃO 
BIBLIOGRAFIA 


Preço: 97,50€; 

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