segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Angola & Descolonização - ‘ESPERO POR TI EM LUANDA’, de Rui Calisto - Lisboa 2015;





Angola & Descolonização - Um retrato impressivo e vivo dos últimos tempos da sociedade colonial e do vazio de poder que sucedeu ao derrube do Estado Novo e o início do processo político que viria a iniciar a guerra civil entre os movimentos de libertação angolanos e a independência em Novembro de 1975 


‘ESPERO POR TI EM LUANDA’ 
De Rui Calisto 
Edição Clube do Autor, S. A. 
Lisboa 2015 


Livro com 228 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 


Da dedicatória: 
“A todos os portugueses que foram abandonados em Angola. Retornados. Filhos de uma liberdade que não foi sua.”

“A todos os angolanos que durante anos lutaram pela liberdade. Sobreviventes. Filhos de um abandono que foi só seu.“ 


Da contracapa: 
“O fim do império colonial português visto pelos olhos de uma criança.
O testemunho de um momento histórico que mudou a vida e o destino de todos.

Aos nove anos de idade Rui vive um drama intenso. 
Corria o ano de 1974, a radiosa e próspera Luanda transforma-se num informa. Milhares de portugueses são ameaçados pela guerrilhas, sentindo as suas cabeças a prémio. Muitos são assassinados.
O menino é obrigado a crescer.

Poderá um coração apaixonado manter-se vivo entre os tormentos da guerra?“ 


Da Badana: 
“Uma criança de nove anos de idade chega a Luanda com a família, poucas semanas antes do desencadeamento, no continente, do movimento do 25 de Abril de 1974, que irá pôr termo ao regime do Estado Novo.

O acolhimento dos familiares é caloroso e prolonga-se na vivência de uma cidade cosmopolita, onde os ecos da guerra colonial são esparsos e distantes. 

O pequeno homem relata-nos o que viveu e chorou. E mostra-nos a força do mais puro sentimento, por uma cidade, por sua família mas também por Ngeve, a elegante e terna morena de olhar intenso. 

Tudo isso vai mudar brutalmente com a queda do regime. Em breve advém a instabilidade, a insegurança e a escassez de recursos. A autoridade portuguesa civil e militar revela-se impotente para proteger a comunidade branca e opor-se aos diversos movimentos de libertação que disputam feroz e violentamente o território urbano e o poder. 

É pelo olhar daquela criança que se assiste a essa irreversível degradação das condições de vida na cidade, onde a violência, a destruição, o medo e a morte são os elementos predominantes do quotidiano. 

O pesadelo só acabará no dia em que a criança e a sua família abandonam Luanda em direção a Lisboa, onde as espera a incerteza de um país dilacerado por uma crise política e económica muito profunda.“ 


O Autor: 
“RUI CALISTO nasceu em 1966, em Santos, Brasil, mas reside atualmente em Lisboa, para onde se mudou em 2001. Viveu em Luanda de 16 de Março de 1974 a Maio de 1975.

Investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), conselheiro da Cruz Vermelha Brasileira - filial de Santos (Brasil), sócio fundador e primeiro presidente do Instituto Cultural e Humanístico ‘José Martins Fontes’ (Brasil), sócio titular da Ordem Nacional dos Escritores (Brasil), sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Medicina. 

Ator e encenador. Estreou-se na literatura, em 2005, com o opúsculo ‘Rui Mateus - Escultor e Cerâmico Miniaturista - Achegas para a sua Biografia’. Seguiram-se ‘A Cigarra e a Formiga’ (co-autor) e ‘José Saramago: As intermitências da vida’. Desde 1994 que colabora com a imprensa escrita do Brasil e de Portugal. 

‘ESPERO POR TI EM LUANDA’ é o seu primeiro romance.“ 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 

1974 
1. 
2. 
3. 
4. 
5. 
6. 
7. 
8. 
9. 
10. 
11. 
12. 
13. 
14. 
15. 
16. 
17. 
18. 
19. 

1975 
1. 
2. 
3. 
4. 
5. 
6. 
7. 
8. 
9. 
10. 
11. 

2015 


Preço: 25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.