terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Portugal & PREC - ‘JOGO SUJO - Diário de um preso político’, de Ramiro Carrola - Lisboa 1982 - MUITO RARO;








Portugal & PREC - O autor foi preso por militares em Angra do Heroísmo, nos Açores, na sua residência, em 20 de Maio de 1974, na sequência do golpe militar do 25 de Abril, por ter sido agente da PIDE/DGS e foi libertado em Fevereiro de 1976 


‘JOGO SUJO - Diário de um preso político’ 
De Ramiro Carrola 
Edição do Autor 
Impressão - Sociedade Industrial Gráfica 
Lisboa 1982 


Livro com 450 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


O AUTOR: 
“RAMIRO CARROLA
‘O fascista’ ? é assim que uma boa parte dos habitantes da ilha Terceira conhece Ramiro Carrola. Director escolar em tempos de democracia, fora antes, e ao longo de uma década e meia, um dos mais destacados agentes da PIDE/DGS em Angra do Heroísmo. Não tratava da investigação criminal nem do delito de opinião: agente do Serviço de Estrangeiros, limitava-se a visar passaportes e, em quase vinte anos de carreira, não prendeu ? nem mandou prender ? um único cidadão. Mesmo assim, veio a passar um ano e meio na prisão, entre os Açores e Lisboa, experiência que contaria depois no grosso volume de memórias intitulado ‘JOGO SUJO - Diário de um preso político’. Diz-se hoje ‘um democrata’. Mas não deixou de admirar António de Oliveira Salazar?
Ramiro Carrola foi o convidado do programa ‘História da Minha Vida’, uma série de entrevistas da autoria do jornalista e escritor Joel Neto que a Delegação da Terceira da RTP-Açores produziu.”

“Ramiro J. Carrola nasceu numa pequena aldeia do concelho da Covilhã e, feita a instrução primária, foi o primeiro filho da terra a sair da aldeia natal para prosseguir os seus estudos. Fez parte das primeiras levas de operacionais enviados para a Guerra de África, logo após os ataques da UPA, em Março de 1961, que deixou exangue a região norte de Angola. Desde muito cedo começou a escrever para jornais; contam-se por muitas centenas as crónicas e artigos de opinião publicados em vários jornais e revistas do País. Em 1982, publicou o livro ‘JOGO SUJO’ - obra volumosa que, então mereceu rasgados aplausos e referências elogiosas da crítica.”


Preço: 32,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.