terça-feira, 2 de agosto de 2022

Moçambique & Literatura - ‘RIO DOS BONS SINAIS’, de Nelson Saúte - Lisboa 2008 - Raro;






Moçambique & Literatura - Uma colectânea de contos de um dos mais jovens escritores da geração moçambicana pós-independência 


‘RIO DOS BONS SINAIS’ 
De Nelson Saúte 
Publicações Dom Quixote 
Lisboa 2008 


Livro com 126 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


Da contracapa: 
“A literatura moçambicana vive como se fosse o outro nome de Moçambique. O país, em estado de ficção, encontra no escritor um parceiro cúmplice da sua própria invenção. Por seu turno, o escritor vive esse privilégio de tudo ser tão recente que a própria linguagem se apresenta em estado de infância. 

Uma vez mais, Nelson Saúte saiu de si mesmo e por via de vozes que lhe chegaram como clandestinas confissões teve um rio de histórias e devolve ao país que viu nascer motivos para outros fragmentasos nascimentos. Este ‘RIO DOS BONS SINAIS’ é uma deambulação pela história recente de um país recém-chegado ao mundo e de gente que não se demarcou do estado de fantasma. Há nestas histórias, morros que não encontram a Morte, homens de luto perpétuo que apenas visitam a vida nas cerimónias fúnebres, jovens que amanhecem pendurados numa corda de sisal. A morte atravessa todos este relatos mas a sua marca não é a do definitivo desfecho: os mortos permanecem vivos, eternos sussurradores de luzes e lendas. 

Manda a tradição local que, à entrada dos rituais de enterro, haja uma bacia de água para que todos lavem as mãos. Nelson Saúte lava, na própria escrita, as palavras: aqui se abrem rios de um outro tempo moçambicano e que nos fazem navegar por sonhos que são apenas o litoral da pesada realidade de um país que tem enorme dificuldade em se sonhar.“ 
Mia Couto 


O AUTOR: 
“NELSON SAÚTE nasceu em Maputo, Moçambique, em 1967. Formado em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa, foi jornalista e docente universitário. Actualmente divide a sua residência entre Maputo e S. Paulo, onde frequenta o Mestrado em Sociologia, na USP (Universidade de São Paulo). Publicou volumes de poesia, de ficção e de entrevistas, compilou e organizou antologias de poesia e de contos. Os seus livros estão publicados em Moçambique, Portugal, Brasil, Itália e Cabo Verde. Em Portugal a sua obra é editada pela Dom Quixote, onde deu à estampa ‘O APÓSTOLO DA DESGRAÇA’ (1999, contos) e ‘OS NARRADORES DA SOBREVIVÊNCIA’ (2000, romance), e organizou ‘AS MÃOS DOS PRETOS’ (2001, antologia do conto moçambicano) e ‘NUNCA MAIS É SÁBADO’ (2004, antologia da poesia moçambicana). 

‘EIO DOS BOMS SINAIS’ (2008, contos), já publicado no Brasil pela editora Língua GERL, é o seu livro mais recente.“ 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 

- O viúvo do guarda-chuva amarelo 
- O enterro da bicicleta 
- O ministro de Deus 
- A sombra vagabunda 
- A mulher dos antepassados 
- Os netos da mulher que não fazia filhos 
- A fotografia de William Faulkner 
- A terra dos homens sem sombra 
- Mamba 
- Rio dos bons sinais 

 
Preço: 17,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.