sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Guerra Colonial & Moçambique - ‘CISNE DE ÁFRICA’, de Henrique Levy - Lisboa 2009 - Raro;

 



Guerra Colonial & Moçambique - Nesta obra há um pouco de tudo, entre a guerra e a paz, o amor e o ódio, o colonizado e o colonizador, os militares e os civis, envolvendo um par aparentemente antagónico por causa do conflito militar 


‘CISNE DE ÁFRICA’ 
De Henrique Levy 
Edição Livros de seda 
Lisboa 2009 


Livro com 144 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.



SINOPSE: 
“Cisne de África faz-nos mergulhar na paixão transgressora de uma enfermeira do exército português por um comandante da FRELIMO. Numa viagem fascinantes de sentimentos e contradições somos transportados para uma pequena aldeia da região do Niassa - no norte de Moçambique - e desafiados a partilhar as descobertas feitas por Maria Helena, a jovem enfermeira de Lisboa. 

Única mulher branca no aquartelamento militar português de Massiconono, Maria Helena desenvolve uma amizade cúmplice com Juliana, a velha africana que lhe cuida da casa, e com Eponine, a auxiliar do posto de enfermagem, que trabalha clandestinamente para a FRELIMO. 

                                                 ********************************
‘Henrique Levy estreia-se na ficção com este romance que retrata - numa perspectiva feminina - a intensidade dos conflitos emocionais da Guerra Colonial. O livro transporta-nos para o interior de Moçambique, onde encontramos a personagem central do enredo, Maria Helena, enfermeira militar que trabalha num hospital de campanha das tropas portuguesas. ‘CISNE DE ÁFRICA’ oferece-nos uma abordagem diferente do conflito onde sentimentos como a solidariedade, o amor ao próximo e a paixão se confundem com a luta pela liberdade O ritmo narrativo que o autor imprime ao romance prende o leitor desde as primeiras páginas até ao final da história’.”
Manuela Goucha Soares (Jornalista do ‘EXPRESSO’) 


O AUTOR: 
“HENRIQUE LEVY nasceu em Lisboa onde é professor. Iniciou a sua actividade profissional no Oriente. Peregrinou por vários países da África Austral, da Ásia e da Europa.  

É autor de dois livros de poesia editados pela Europress, ‘MÃOS NEVEGADAS’ e ‘INTENSIDADES’ a primeira com edição em italiano pela editora Pietro Chegai Editore. 

‘CISNE DE ÁFRICA’ é o seu primeiro romance.“ 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 
Agradecimentos  

PREFÁCIO - ‘CISNE DE ÁFRICA’: um amorosa gesto de conciliação do colonial 
Por Inocência Mata 

Capítulo 1 
Capítulo 2 
Capítulo 3 
Capítulo 4 
Capítulo 5 
Capítulo 6 
Capítulo 7 
Capítulo 8 
Capítulo 9 
Capítulo 10 
Capítulo 11 
Capítulo 12 
Capítulo 13 
Capítulo 14 
Capítulo 15 
Capítulo 16 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.