sábado, 26 de agosto de 2017

Angola & MPLA - 'LEMBRANÇAS DA VIDA', de Paulo M. Júnior - Luanda 1998 - MUITO RARO;






Angola & MPLA - Memórias da guerra de libertação do autor, desde a sua integração na guerrilha á proclamação das FAPLA


'LEMBRANÇAS DA VIDA'
De Paulo M. Júnior
Edição INALD (Instituto Nacional do Livro e do Disco)
Luanda 1998


Livro com 160 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.



Da contracapa:
"PAULO MIGUEL JÚNIOR, também conhecido por Paulo Júnior, nasceu em Luanda aos 26 de Maio de 1940. Filho de Paulo Miguel 'Nduanda' e de Maria Humba Augusto, ambos naturais do Ambriz. Fez o ensino primário na escola adestrita à Igreja Evangélica no Samba Kimungua em Luanda e depois na escola da Missão de S. Paulo é parte do ensino secundário no Colégio da Casa das Beiras. De 1958 a 1960 desenvolveu intensa actividade política clandestina em diferentes bairros de Luanda e em Nambuangongo. Devido á repressão colonial, em 22 de Outubro de 1960 abandona Angola e junta-se aos primeiros grupos do MPLA refugiados no Congo Leopoldville. Em 1961, participa na reunião de Matadi na qual se decide a constituição do primeiro destacamento do MPLA, comandado por Tomás Ferreira. Neste mesmo ano frequenta o primeiro curso militar em Praga, ex-Republica Socialista da Checoslováquia.

Em 1962, participa na primeira Conferência Pan-Africana da juventude realizada em Conackry - República da Guiné. Em seguida parte para um segundo curso militar em Marrocos, com a função de instrutor político. Terminado o curso regressa a Leopoldville, onde cumpre várias missões na fronteira Congo/Angola e no interior do país, nas áreas de Beu e Sacandica (Comunas do Município de Maquela do Zombo). Participa activamente na 1.a Conferência dos Quadros do MPLA realizada de 3 a 10 de Janeiro de 1964 em Brazaville. Participa em várias acções combativas na 2.a região militar na zona B em Cabinda. Em finais de 1966 é chamado a Brazaville para exercer funções administrativas no 'Bureau' do MPLA. Entre Julho e Agosto de 1968 é nomeado representante do MPLA no Egito e na OSPAA.

Por ordem do então Ministro da Defesa, Comandante Iko Carreira, é chamado a incorporar as FAPLA, em Dezembro de 1977 e sob sua proposta è nomeado por despacho do Comandante-em-Chefe, Chefe de Gabinete de Finanças das FAPLA.

Frequenta e finaliza o 3. curso superior de oficiais do Ministério da Defesa no Huambo (4.a região) e posteriormente promovido a tenente-coronel (1980) e mais tarde a coronel.

Em 1981 é nomeado Diretor do Gabinete do Ministro da Defesa desde Dezembro de 1985 é actualmente general na reserva.

É licenciado em Ciências Sociais (economia) pela Escola Superior do MPLA - Dr. Agostinho Neto e formado em contabilidade é planificação pela Escola de Economia, Contabilidade e Comércio do distrito de Galati (Roménia)."




Do ÍNDICE:

Dedicatória
Nota de Abertura

- O COMEÇO DA VIDA
- O MILITANTE CLANDESTINO
- OS ACONTECIMENTOS DO ZALA
- O BILHETE DE IDENTIDADE
- A FUGA PARA O CONGO
- A NOSSA ESTADIA EM MATADI
- O JURAMENTO DE BANDEIRA
- O DIA NUNCA MAIS CHEGAVA
- NO QUARTEL GENERAL DE MBINZA
- A REACTIVAÇÃO DA GUERRILHA EM CABINDA
- O MORRO DO GUERRILHEIRO
- AS ACÇÕES COMBATIVAS
- O ZECA FERREIRA
- BRAZAVILLE
- A DIPLOMACIA
- A INFLUÊNCIA DOS AMIGOS
- A DIGRESSÃO DE NETO À EUROPA DO LESTE
- EM DAR-ES-SALAM
- MUGAGAU
- O ESTUDANTE
- NETO EM BREAZA
- O REGRESSO A ANGOLA
- O COMANDANTE TOMÁS FERREIRA
- O MIG KAPANDO
- AS FAPLA
- A POLÍTICA



Preço: 0,00€; (Indisponível)

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.