Moçambique & Descolonização - Um depoimento do autor dos anos passados nesta antiga província ultramarina portuguesa da África Oriental, de militar nos ‘Comandos’ à convivência com o povo Macua no norte e à descolonização e o regresso às suas origens
‘NADA ACONTECE POR ACASO’
De António Patrício
Ilustração da capa de Eis Wagers (2015)
Edição Escola Tipográfica das Missões - Cucujães
Cernache do Bonjardim 2016
Livro com 288 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO
Da contracapa:
“Faltavam escassos minutos para as sete e meia da manhã, quando Jeremias, iluminado pela graça de Muluku, se despediu da esposa Melinda e montou a bicicleta para se dirigir à machamba do patrão Aníbal. Pelo caminho, quanto mais se afastava da palhota, Maia intensos se tornavam os sentimentos de inquietação e impaciência que experimentava. Aquela seria certamente a última vez que que fazia o trajeto matinal para a machamba, na qual exercia funções de capataz e donde prometera evadir-se na noite subsequente, seguindo com determinação os ventos de mudança que sopravam favoráveis ao longo do território, alimentando espaços anteriormente contaminados e feridos pelo ódio gerado desde os tempos da conflituosa captura do grande chefe e guerrilheiro Gungunhana.
O piso da estrada, composto de areias finas e soltas, jamais dificultaria, com a sua moldável consistência, o rolar dos pneus d ginga, jamais o atraiçoaria impondo-lhe inúmeras e aparatosas quedas, que aconteciam com frequência, quando se distraía e abandonava o rigor do exigente estado do solo.
A deslumbrante paisagem florestal, habituada à presença diária dum modesto ciclista, dava a ideia querer adivinhar o que ia na alma do transeunte, ao acenar com a sua ramagem bafejada pela leve, fresca e comovida brisa matinal, criando nostálgico momento de despedia. Os típicos cantares da saltitante passarada, outrora irrelevantes, conseguiam agora despertar para a realidade a consciência do emocionado rapaz que descobria, naqueles pequenos seres vivos, a invejável expressão da liberdade que há muito perseguia.“
O Autor:
“ANTÓNIO PATRÍCIO DA SILVA
Nasceu em Abril de 1950 em Cernache do Bonjardim.
Viveu vários anos em Moçambique onde cumpriu o serviço militar como ‘Comando’, e donde partiu em 1974 com destino a Lisboa.
Casado, pai de dois filhos maiores.
António dedicou-se aos estudos já depois de adulto, como trabalhador estudante.
Apaixonado pela leitura, desde tenra idade, dedica grande parte do seu tempo aos livros que lhe têm servido de base para o conhecimento adquirido ao longo dos anos.
É autor dos livros:
- ‘O PODER DE CONVICÇÃO’; e
- ‘NADA ACONTECE POR ACASO’.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
PREFÁCIO
- Capítulo Primeiro
- Capítulo Segundo
- Capítulo Terceiro
- Capítulo Quarto
- Capítulo Quinto
- Capítulo Sexto
- Capítulo Sétimo
- Capítulo Oitavo
- Capítulo Nono
- Capítulo Décimo
- Capítulo Décimo Primeiro
NOTA FINAL
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.