Portugal & Solidariedade - A autora, médica voluntária relata as suas deslocações e as vivências enquanto profissional e mulher na ajuda às populações de Moçambique, uma antiga província ultramarina portuguesa na costa africana oriental
‘A MISSÃO - Diário de uma médica em Moçambique’
De Patrícia Lopes
Prefácios de Mons. Feytor Pinto e Helena Marujo
Edição Verso de Kapa
Lisboa 2012
Livro com 176 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“Este livro relata a história de vida de uma finalista de medicina que embarca para Moçambique para colaborar voluntariamente num orfanato, perto de Maputo. Mais tarde, aprende na pele como, no dizer do povo, ‘quando se chega ao oceano, as leis do rio deixam de servir’. Por um conjunto de coincidências vê-se com a responsabilidade de dirigir um centro de saúde, tratar de doença de que nunca ouviu falar e cuidar de crianças que combateram na guerra e sofreram perdas familiares irreparáveis. No ano seguinte, volta a Moçambique, mas desta vez, a uma aldeia chamada Iapala, a 200 kms da cidade mais próxima, onde fica responsável pelo único hospital da zona e onde se depara com a forma mais peculiar como o povo encara as doenças, a morte, e fica a conhecer os seus ritos, tabus, remédios e venenos. Mas, é nesse ambiente que encontra pessoas extraordinárias e se apaixona por alguém na mais improvável das circunstâncias.“
“A autora, nas histórias que conta, prepara-nos para entendermos as vozes de uma terra amada onde o bem fazer é fonte de alegria para quem dá e para quem recebe. Estou certo de que os leitores vão adorar este diário de uma médica em missão. Talvez alguns de apaixonem para partir, também em missão, até África, para ali ajudarem um povo a crescer no desenvolvimento e nas relações fraternais, tudo o que dá sentido à vida.“
Mona. Feytor Pinto, in PREFÁCIO
“Acredito que a maior ameaça que afronta hoje o mundo é a da ignorância de conseguir sentir o outro, lado a lado. Aqui, temos uma mestre que nos alfabetiza, sem distanciamentos cautelosos, sem a experiência sonsa das práticas superficiais, de vidas secas, num comprometimento que arrepia. Há definitivamente pessoas que nos fazem o mundo melhor e que não nos deixam desencantar.“
Helena Marujo, Psicóloga, in PREFÁCIO
A AUTORA:
“PATRÍCIA LOPES nasceu em Lisboa, nos anos 80. A medicina foi um sonho tardio numa adolescente que sonhava ser cientista e que não acreditava em nada a não ser ‘na mística da segunda lei da termodinâmica’. Por fim, a vontade de trabalhar com pessoas falou mais alto e formou-se em medicina, na Universidade Nova de Lisboa, em 2004. Ainda durante a licenciatura resolveu partir em missão de voluntariado para Moçambique e nunca mais deixou de ir periodicamente trabalhar num país que tem tanto de encantador como de terrível.
Foi em Moçambique que descobriu a sua vocação para trabalhar com crianças e, em 2006, iniciou a formação em Pediatria, exercendo actualmente a sua actividade profissional no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
PREFÁCIO I
De Mons. Vitor Feytor Pinto
PREFÁCIO II
De Dr. Helena Águeda Marujo
EM JEITO DE PRÓLOGO
- Welcome to Mozambique
- Viver para contá-la
- A Tia Carmen
- O meu anjo africano
- Regresso a Moçambique
Nampula, o país dos Montes Claros
- Amanhecer em Nampula
- O caminho para Iapala
- A noite em Iapala
- Há festa em Murralelo
- As ‘Meninas das Irmãs’
- Os doentes e as doenças
- Uma noite em alvoroço
Um mês depois…
- O dia depois da noite
- A caminho de Nampula
- Partida. Na mais improvável das companhias…
- O ‘Tio Grande’
- Delirium tremens
- Por fim, a ‘Minha Menina’ !
Agradecimentos
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.