Portugal no Mundo - As memórias do autor pela grandeza do Império português e pela sua história espalhada pelos diversos continentes
‘AS QUATRO ESTAÇÕES - Memórias de um Portugal Maior’
De Jose Maria Rodrigues da Silva
Prefácio de Ivan Junqueira
Edição Âncora Editora
Lisboa 2011
Livro com 168 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da badana:
“ ‘AS QUATRO ESTAÇÕES - Memórias de um Portugal maior’ é um romance epopeia, num tempo em que já não há epopeias. Urbano Tavares Rodrigues considera-o ‘um grande romance interrogativo’. O poeta brasileiro Ivan Junqueira, que o prefacia, chama-lhe, en passage, ‘um romance insólito’, o que quer dizer extraordinário, fora do vulgar. Terá razão ? Tem, o leitor verá porquê !
João da Fonseca, o narrador, tinha três objectivos na vida: escrever, descobrir o mundo que os portugueses construíram e encontrar o sentido da vida. Um pai tirânico impede-o de tentar realizar logo o que sonhara. Mas a mãe, ao morrer, deixa-lhe uma fortuna imensa que ele delapidará em favor dos que mais precisam. Ver, no ‘Diário de Notícias’, a fotografia de um menino que, em Bagdade, na sequência de um atentado, fita desesperado os pais mortos, obriga-o a ir tentar salvá-lo. Só depois vai peregrinar por Macau, Goa, Malaca, Nagasaki, Tanegashima e, por fim, pelo Brasil. Descobre que em todos esses lugares a marca que os portugueses deixaram se mantém viva.
Este romance é uma conciliação entre o patriotismo e a solidariedade, uma crítica do individualismo egoista, a exaltação da gesta de quinhentos é uma procura do sentido de vida.
O verdadeiro herói da gesta portuguesa foi o povo português, um povo humilde, com cerca de dois milhões de almas, que realizou a primeira globalização da História, unindo o que os oceanos separavam e fazendo deles caminhos de encontro.
Nos tempos de hoje, em que uma globalização mal concebida e a não regulação dos mercados financeiros os transformam em predadores dos países mais fracos, faz bem à alma mostrar ao mundo e particularmente à Europa, cuja identidade estiola à míngua de solidariedade, o que os portugueses fizeram e são capazes de fazer.“
O Autor:
“JOSÉ MARIA RODRIGUES DA SILVA nasceu em Almada em 1932 e licenciou-se em Direito em 1957, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Fez o curso complementar de Ciências Jurídicas, foi advogado, professor, juíz nos Tribunais de Trabalho, juíz desembargador na secção cível do Tribunal da Relação de Évora e na secção social do Tribunal da Relação de Lisboa, juíz conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo e do Tribunal Superior de Justiça de Macau.
(…)
Tem privilegiado a reflexão multidisciplinar sobre o Poder e a Modernidade. A sua obra, além do ensaio, abarca a ficção, a poesia e o teatro.
(…)“
Do ÍNDICE:
PREFÁCIO
Por Ivan Junqueira
O INVERNO
A PRIMAVERA
O VERÃO
O OUTONO
O INVERNO
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.