Portugal - Ultramar & Aviação - Uma obra de investigação sobre o surgimento dos transportes aéreos no país e nas antigas províncias ultramarinas portuguesas e o seu significado para o desenvolvimento e manutenção do Império nacional, até à actual TAP (Transportes Aéreos Portugueses)
‘TRANSPORTE AÉREO E PODER POLÍTICO - Sob o signo do Império’
De Manuel Serafim Pinto
Edição Coisas de Ler
Lisboa 2010
Livro com 774 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
SINOPSE:
“Este trabalho tem por objectivo analisar o processo que deu origem à emergência do transporte aéreo civil, em Portugal, e os agentes que estiveram implicados na sua construção e desenvolvimento temporalmente tardio face ao que se passava noutros países, especialmente nos que detinham territórios coloniais. A matéria tratada insere-se numa problemática sociológica que resulta das relações estreitas entre a aviação civil, o Estado e a companhia aérea, e na explicação da lógica da articulação do poder, face aos interesses e ao prestígio que se estabeleceram para a génese, transformação e autonomia da aviação de transporte civil em Portugal. Em síntese, este trabalho pretende explicar não só a construção do ‘transporte aéreo nacional’ como também a importância que o poder político e os agentes do campo político tiveram na emergência das novas racionalidades e das estratégias para tornar possível a construção do campo da aviação, particularmente a aviação de transporte de passageiros na rota do Império, com a criação e desenvolvimento do campo dos TAP - Transportes Aéreos Portugueses. Todo o trabalho foi enquadrado na sociologia: em primeiro lugar, pela actualização indispensável decorrente do serviço de docência; em segundo, pela necessidade de continuar a investigação para a realização do Doutoramento em sociologia, com a aviação civil de transporte aéreo.”
Da contracapa:
“ ‘TRANSPORTE AÉREO E PODER POLÍTICO - Sob o signo do Império’
O Professor Doutor Manuel Serafim Pinto realizou um trabalho de investigação notável, extenso e profundo, que aqui fica a servir de referência para futuros trabalhos de investigação sobre o tema.
Foca, essencialmente, a forma como se deu a emergência da aviação civil dentro do país e os interesses nela envolvidos, a nível da política interna e externa, a importância do transporte marítimo na construção e na manutenção do Império e a transição para o transporte aéreo e o porquê da construção e do desenvolvimento da TAP nos moldes em que se fez.
Pareceu-me bem complementar a sua valiosa obra, com uma perspectiva militar sobre a influência da aviação militar no desenvolvimento da aviação civil.“
Género Jorge Manuel Brochado de Miranda
In PREFÁCIO
O AUTOR:
“MANUEL SERAFIM FONTES SANTOS PINTO é doutorado em Sociologia do Desenvolvimento e da mudança social pela FCSH – Faculdade de Ciências e Humanas da UNL – Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Sociologia do Trabalho, das organizações e do emprego e licenciado em sociologia, ambos pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, pós-graduado em Museologia Social, respetivamente pela UAL – Universidade Autónoma de Lisboa e pela ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É docente na ULHT fazendo parte dos conselhos científicos da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração do departamento de Sociologia e do departamento de Museologia. É fundador do CPES, sócio da AFAP, da APTCA, do MINOM, do OSCOT e do SNPVAC. Pioneiro em trabalhos sociológicos sobre a aviação civil e sobre a segurança é autor de várias publicações, destacando-se: ‘Aljustrel uma aldeia de Fátima - O Passado e Presente’ em coautoria (1994); ‘Tripulantes de Cabina - Fragilidade e Poder’ (2001); ‘Transporte Aéreo e Poder Político sob o Signo do Império’ (2010).“
Do ÍNDICE:
PREFÁCIO
Agradecimentos
INTRODUÇÃO
Parte I
DA TEORIA E DO MÉTODO NA CONSTRUÇÃO DO OBJECTO
Capítulo I - A TEORIA E A PROBLEMATIZAÇÃO
1. - Apresentação do tema e da estrutura conceptual
2. - Levantamento das questões e das hipóteses
3. - Instrumentalização teórica e metodológica
4. - O tema e a abordagem
5. - O sistema teórico e a metodologia
6. - Da teoria ao modelo analítico
Capítulo II - A METODOLOGIA ADOPTADA
1. - Da teoria à metodologia
2. - Trabalho de terreno - recolha e análise documental
2.1 - As fontes orais
2.2 - A análise documental no trabalho de terreno
Parte II
A AVIAÇÃO CIVIL: DA ASPIRAÇÃO À CONCRETIZAÇÃO
Capítulo I - CRIAÇÃO E INOVAÇÃO
1. - O imaginário social e a aspiração da locomoção aérea
1.1 - Do mito à criação do aparelho aéreo
1.2 - A criação da aerostação e a mudança social - da ‘aspiração’ à desilusão
1.2.1 - O balonismo - possibilidade, validade e prática social
1.2.2 - O dirigível - percurso de vida e omissão nacional
2. - Da ‘aspiração’ de voar à exploração comercial - os aérodinos
2.1 - A locomoção aérea controlada
2.2 - A locomoção aérea e o surgimento da organização nacional
Nótula final
Capítulo II - DIVULGAÇÃO E AFIRMAÇÃO SOCIAL
1. - O prestígio social
1.1 - A localização temporal dos elementos da agência
1.2 - Agentes sociais implicados
2. - Os instrumentos materiais da agência
2.1 - Construtoras e companhias aéreas
2.2 - Pilotos, aparelhos e raids
2.3 - Viagens, transportados e aviões
3. - Segurança
3.1 - Aparelhos, pilotos e mecânicos
3.2 - Tripulantes, aeroportos e e pessoal de solo
Capítulo III - ACEITAÇÃO SOCIAL
1. - A utilidade social
1.1 - Eficácia dos aparelhos e a emergência das companhias aéreas
1.2 - O desenvolvimento das condições de voo e do tráfego aéreo
2. - A comunicação
2.1 - A aviação e a comunicação
2.2 - O novo imaginário
3. - Meio de transporte
3.1 - A eficácia
3.2 - Transporte e conhecimento
Parte III
DA EMERGÊNCIA DO IMPÉRIO ÀS COMPANHIAS AÉREAS: CONSTRUÇÕES DO CAMPO POLÍTICO
Capítulo I - OS TRANSPORTES E O IMPÉRIO
1. - Os transportes na construção do império
1.1 - O transporte marítimo, a construção do império e a preservação colonial
1.2 - Da marinha mercante à emergência da aviação comercial
1.3 - O investimento na marinha e a emergência da aviação comercial portuguesa
1.3.1 - A emergência das companhias aéreas na metrópole e na insularidade
1.3.2 - A emergência das companhias aéreas no Ultramar
2. - A política e a economia na definição das regras do transporte
2.1 - Política e direito internacional
2.2 - Meios aéreos e infra-estruturas
3. - A eficácia do transporte, a sociedade e a viagem
3.1 - A produção do simbólico
3.2 - Interesses e homologais no transporte aéreo
Capítulo II - DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO CIVIL NACIONAL
1. - Interesse político e legitimidade das práticas
2. - Poder político, ‘poder aéreo’ e ‘linhas aéreas’
2.1 - Meios aéreos e interesses políticos
2.2 - Companhias aéreas e ‘linhas aéreas imperiais’
3. - Contexto político, estratégias e autonomia
3.1 - Estado, indústria de guerra e companhias aéreas
3.2 - Aspectos técnicos, economia e autonomia
3.3 - Autonomia aérea e poder aéreo
Parte IV
OS TRANSPORTES AÉREOS PORTUGUESES: DE ‘SERVIÇO DO ESTADO’ A EMPRESA NACIONALIZADA
Capítulo I - A CONSTRUÇÃO DO SERVIÇO AÉREO
1. - Reestruturação da aviação civil
2. - A construção do serviço aéreo
2.1 - Organização, pessoal e infra-estruturas
2.2 - Estratégias na aquisição de aviões
2.3 - As rotas de império africano
Capítulo II - A COMPANHIA DE BANDEIRA
1. - A imagem da companhia
1.1 - A questão da estética - apresentação do pessoal e das infra-estruturas
1.2 - Serviços e qualificações do pessoal - respostas às expectativas
2. - Linhas aéreas e o prestígio da companhia
2.1 - A TAP e o conceito ‘linhas aéreas globais’
2.2 - Linhas estabelecidas e imagem da companhia
3. - A estratégia empresarial, os utentes e o Estado
3.1 - A promoção da viagem - o transporte e as tarifas aéreas
3.2 - Empresa e serviço público
3.2.1 - Estratégia de actuação e concorrência internacional
3.2.2 - Companhia privada e serviço público
Capítulo III - A MATERIALIZAÇÃO DO SONHO
1. - A TAP, a propaganda nacional e o turismo
2. - A afirmação social da companhia e o enaltecimento do Estado
3. - Do interesse do Estado à materialização de ‘sonhos’ individuais e colectivos
CONCLUSÃO
Lista de acrónimos
Bibliografia e fontes de informação
Anexos
Índice de noções
Índice de aeronaves, transportadoras, infra-estruturas, legislação, revistas, organizações, congressos e exposições
Índice onomástico
Índice geográfico
Preço: 47,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.