Angola & Literatura - Uma obra sobre os acontecimentos em torno do final da guerra civil em 1992, quando o governo do MPLA assinou a paz com os guerrilheiros da UNITA
'O VENTO QUE DESORIENTA O CAÇADOR'
De Arnaldo Santos
Edição CAMINHO
Lisboa 2006
Livro com 334 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da badana:
"Apanhado de surpresa entre dois factos que representam uma ruptura na história do povo angolano independente (O Acordo de Bicesse, entre o MPLA e a UNITA, e as primeiras eleições multipartirias), um grupo de jovens, sobreviventes de uma longa guerra, procura o modo de fazer face à incerteza que se instala nesse momento.
De origens diversas, de experiências diferenciadas, todos sentem, porém, que a solução para as suas vidas futuras se jogará naqueles momentos de pausa. O sentido mais agudo é, assim, o da urgência. Embarcam então no que, ao tempo, se perfilava como uma solução imediata: o garimpo de diamantes, a camanga...
Motivações, intrigas e pressentimentos iluminam essa urgente busca de riqueza como salvação das suas vidas soltas repentinamente pelo cessar da guerra. Mas no interior das personagens vai-se desenvolvendo também o inevitável confronto das suas acções com as suas consciências, das suas necessidades com seus valores.
'O VENTO QUE DESORIENTA O CAÇADOR' é, afinal o desatado vento da História soprando, indiferente, sobre a efémera vida dos homens.
J. Luandino Vieira"
O AUTOR:
"ARNALDO SANTOS é natural de Luanda, onde nasceu a 14 de Março de 1935. Até à adolescência viveu no bairro de Kinaxixi, topónimo que ocupa um lugar privilegiado na sua produção narrativa. Começou por escrever poesia 'um recurso a partir do qual a grande maioria dos escritores tentam a sua oportunidade'. Em 1965 é editada a sua primeira colectânea de contos, 'QUINAXIXI'. Com o livro de crónicas 'TEMPO DE MUNHUNGO' arrebatou em 1968 o Prémio Mota Veiga, um dos poucos atribuídos em Luanda na década de 1960 e 1970. Foi co-fundador da União de Escritores Angolanos (UEA). Tendo feito parte dos seus corpos gerentes desde a proclamação até 1990. Está representado em várias antologias editadas na Alemanha, Argélia, Brasil, Inglaterra, Itália, Portugal, Quênia, Rússia e Suécia."
Do ÍNDICE:
- O despacho
- A cobra no labirinto
- Na busca de outro tempo
- A fezada
- A luboya
- A surtida
- O grito de Kanzo
- Os mabecos
- O grande nicho
- Cafunfo
- O canto de ngúndu a ndala
- A urgência
- As pedras
- Os Tchingandangàris
- Selenguenhas
- O buraco
- Conúbios secretos
- As devassas
- O espírito de duas faces
- A sacola
- Na picada das lossengas
- Sá Mutambieka
- O amuleto
- A dança
- Os ventos
- Epílogo
Glossário
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.