Guerra do Ultramar & Guiné - Uma história real de amor e sobrevivência em tempos de guerra, nesta antiga província ultramarina portuguesa em África, após o avião que pilotava ter caído no solo e o piloto ter sido aprisionado pelos guerrilheiros do PAIGC, levado para a Guiné Conakry onde permaneceu durante longos sete anos, resgatado pelo comando de Alpoim Calvão aquando da Operação Mar Verde…
‘O SARGENTO DA CELA 7’
De Tânia Pereirinha e João Santos Duarte
Edição Oficina do Livro
Lisboa 2023
Livro com 206 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“22 de Maio de 1963. António Lobato, piloto da Força Aérea Portuguesa na Guiné, sai de casa bem cedo para mais uma missão, não sem antes se despedir de Maria dos Anjos, a mulher com quem se tinha casado uns escassos oito meses antes. Sem o saber, diz-lhe adeus com uma promessa que só haveria de cumprir passados sete anos e meio: ‘Se algum dia eu não voltar a casa à hora habitual, não te preocupes: eu hei-de voltar.’
Esta é uma história de guerra - a do prisioneiro português que mais tempo passou em cativeiro às mãos do inimigo - e da operação ultra-secreta que o libertou, no dia 22 de Novembro de 1970. ‘O SARGENTO DA CELA 7’ é, ainda, a história de vida de António Lobato, hoje com 85 anos, e dos seus dois amores proibidos: os aviões e a mulher que, embora estivesse prometida a outro homem, nunca perdeu a esperança de o ver regressar.“
Da badana:
“Sessenta anos depois de ter sentido a porta fechar-se atrás de si, naquela cadeia infecta da Guiné Conacri, António Lobato já sabe como a história acaba: recorda as lágrimas, a sensação de vazio, o desespero do homem de 24 anos que tinha tudo o que queria - incluindo a mulher dos seus sonhos - e que de repente se vê despido, desprovido de tudo, vazio, sem nada. Quando tenta voltar àquele Junho de 1963, àquela cadeia nos confins de um país desconhecido, o mais difícil é recordar o que sentiu - o que lhe passou pela cabeça tem bem presente; até ao momento em que decidiu que ia lutar e viver para sair dali, foram inúmeras as ocasiões em que bateu tão fundo que o único escape que conseguiu vislumbrar foi a própria morte.“
In PRÓLOGO
Os Autores:
“TÂNIA PEREIRINHA é jornalista desde 2004. Ao longo de 13 anos, fez parte da redacção da ‘Sábado’ e colaborou com outras revistas como a ‘Elle’ ou a ‘Atlântico’. Desde 2017 no ‘Observador’, é co-autora do primeiro podcast narrativo do jornal, ‘O Sargento da Cela 7’.“
“JOÃO SANTOS DUARTE é jornalista desde 2004. Passou pela ‘Rádio Renascença’, ‘Expresso’, foi correspondente da TSF na Turquia e está desde 2022 no ‘Observador’, onde coordena a área dos postcasts narrativos.“
Do ÍNDICE:
PRÓLOGO
- O PRISIONEIRO
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7
Capítulo 8
Capítulo 9
Capítulo 10
Capítulo 11
Capítulo 12
Capítulo 13
Capítulo 14
Capítulo 15
Capítulo 16
Capítulo 17
Capítulo 18
Capítulo 19
Capítulo 20
Capítulo 21
Capítulo 22
Capítulo 23
Capítulo 24
Entrevistas
Bibliografia
Fontes Documentais
Publicações Periódicas Consultadas
Preço: 37,50€;











Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.