quarta-feira, 29 de maio de 2024

Portugal - Estado Novo & PREC - ‘A FILHA REBELDE’, de José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz - Lisboa 2003 - Raro;





Portugal - Estado Novo & PREC - Da Cuba do Che ao Portugal de Abril, a vida fantástica de Annie Silva Pais, filha do último director da PIDE, até ao 25 de Abril de 1974, o seu regresso de Havana e a sua colocação na 5.a Divisão do MFA…


‘A FILHA REBELDE’ 
De José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz 
Edição Temas & Debates 
Biblioteca EXPRESSO 
Lisboa 2003 


Livro com 308 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


Da contracapa: 
“Aos 30 anos de idade, em Outubro de 1965, Annie Silva Pais, filha única do director da PIDE, toma uma decisão considerada ultrajante para o pai e para o regime português: abandona o marido, a família, os amigos e o país para se entregar à revolução cubana. Desaparece durante três meses. No Portugal de Salazar teme-se que tenha sido raptada para ser utilizada como arma no contexto da luta anti-colonial. Quando reaparece, Annie revela uma ardente paixão por Che Guevara, enamora-se do médico pessoal de Fidel Castro e estabelece uma prolongada relação com o Ministro do Interior, José Abrantes, que há-de morrer numa prisão de Havana. Tradutora e intérprete de Fidel, Annie só regressa a Portugal após o 25 de Abril, para ir visitar o pai à prisão de Peniche. Trabalha na 5.a Divisão do MFA durante o Verão Quente de 1975 e morre em Cuba em Julho de 1990, vítima de cancro. Esta história intensa, carregada de drama, foi distinguida com o Grande Prémio ‘Gazeta’ de 2002, o principal galardão de jornalismo concedido em Portugal. O livro inclui novos e surpreendentes detalhes sobre a vida de Annie é uma biografia absolutamente inédita do major Silva Pais, o último director da polícia política da ditadura.“ 


Os Autores: 
“JOSÉ PEDRO CASTANHEIRA nasceu em Lisboa em 1952 e é profissional desde 1974, com passagens pelo matutino ‘A LUTA’ e pelo semanário ‘O JORNAL’. Com formação na área da economia tem uma pós-graduação em jornalismo. Foi Presidente do Sindicato dos Jornalistas. Tem-se dedicado à reportagem sobre a história recente de Portugal e das ex-colónias.”

“VALDEMAR CRUZ nasceu em 1956 em S. Pedro da Cova, Gondomar, e é jornalista profissional desde 1976. Iniciou a sua actividade n’O DIÁRIO’ e tem colaboração dispersa por várias publicações nacionais e estrangeiras. Licenciado pela Faculdade de Letras do Porto, em diversos momentos fez parte dos corpos gerentes do Sindicato dos Jornalistas.



Do ÍNDICE: 

UMA MULHER DE CORAGEM 

1. - O comandante, a mulher do diplomata e o vestido dela 
2. - Nikita, Nikita, ‘lo que se da, no se quita’ 
3. - A desertora 
4. - O pânico da CIA 
5. - O silêncio de Salazar 
6. - O terror dos mixordeiros 
7. - Crime em Villanueva del Fresno 
8. - Cavalheiro procura dama 
9. - O chefe do protocolo 
10. - Armanda em Havana 
11. - Mudar de vida 
12. - O rei que não queria morrer 
13. - Um dia a casa vem abaixo 
14. - Liberdade, liberdade 
15. - Um verão muito quente 
16. - O réu morreu 
17. - Amores perigosos 
18. - A década das carmelitas 
19. - Longas penas, dolorosos momentos 
20. - Annie não existe 

Siglas e Abreviaturas 
Bibliografia 
Índice Onomástico 


Preço: 32,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.