Política & Humor - As anedotas, a sátira e o sarcasmo ao serviço da crítica política perante a ausência de liberdade e pluralismo político nos países dominados pela ideologia marxista-leninista
‘FOICE & MARTELO’
De Ben Lewis -
Edição Guerra & Paz
Lisboa 2008
Livro com 366 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da badana:
“Qual a diferença entre o
comunismo e o capitalismo?
O capitalismo é a exploração do homem pelo homem… e o comunismo é exactamente o contrário.
As anedotas comunistas são parte significativa da herança cultural dos quase 80 anos de experimentação política conhecida como comunismo, vividos no século XX na Rússia e na Europa de Leste.
Os corajosos e sardónicos cidadãos dos antigos países comunistas, envolvidos na teia invisível da polícia secreta, ameaçados com a prisão ou os trabalhos forçados, confrontados com um sistema que deixava as lojas vazias e os bombardeava com propaganda estatal, transformaram o simples acto de contar anedotas numa autêntica forma de arte da crítica. Em resposta, os regimes comunistas contrapunham o seu próprio humor oficial, disseminado através de revistas satíricas controladas pelo estado. Enquanto perdurou o regime comunista, os seus apoiantes e oponentes travaram uma extraordinária e singular batalha no campo do humor.
Este livros conduz-nos, numa viagem única e irresistível, pela história da era comunista (1917-1989), contada através de inúmeras anedotas e das histórias e percursos de vida daqueles que as contaram - um acabando no Gulag e outros como figuras de relevo do sistema, ou estrelas do palco e dos ecrãs.
Escrito num registo humorístico e inteligente, culturalmente valioso e historicamente revelador, abundantemente ilustrado por material de arquivo pouco conhecido - cartoons políticos, caricaturas, fotos e posters de propaganda -, ‘FOICE & MARTELO’ é a fantástica história de um sistema político que, literalmente, morreu de riso.“
Da contracapa:
“Estaline discursava numa assembleia de fábrica.
- ‘O mais precioso bem na União Soviética é a vida humana’, diz.
Alguém na assembleia tem um ataque de tosse.
- ‘Quem está a tossir?’, pergunta Estaline.
Silêncio.
- ‘Muito bem, chamem o NKVD’, diz o ditador.
O NKVD, a polícia política de Estaline, irrompe na sala e metralha a assistência. Pouco depois apenas sete operários se mantém de pé.
Estaline volta a perguntar: ‘Quem tossiu?’.
Um dos sobreviventes levanta o braço.
- ‘Está com uma terrível constipação, camarada’, diz Estaline. ‘Apanhe o meu carro e vá lá para o hospital’.“
O AUTOR:
“Cineasta, apresentador de televisão e escritor britânico.
Ben Lewis escreve regularmente para a revista ‘Prospect’ onde possui uma coluna sobre arte, e para os jornais ‘Evening Standard’ e ‘Sunday Telegraph’. Publicou, aliás, na ‘Prospect’ um artigo sobre anedotas comunistas que se veio a revelar um enorme sucesso. Em 2006, realizou o documentário ‘Hammes and Tickle: The communist joke book’, exibido em diversas canais televisivos de todo o mundo. Antes, tinha realizado ‘The King of communism: The Pomp & Pageantry of Nicolae Ceausescu’ (2002) e ‘Blowing Up Paradise’ (2005), entre outros. Entre os projectos que se encontra actualmente a desenvolver encontra-se um filme sobre o boom da arte contemporânea e outro sobre a ‘Stasi’ (polícia política da ex-RDA).“
Do ÍNDICE:
Agradecimentos
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1. - O riso no tempo de Lenine
2. - Estaline e o sorriso sarcástico
3. - Anedotas nazistas versus anedotas comunistas
4. - O Bloco Soviético
5. - A Idade de Ouro das anedotas comunistas
6. - Anedotas estagnadas
7. - Um fim mordaz
8. - A brincadeira acabou
9. - Conclusão
Bibliografia
Índice remissivo
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.