sábado, 17 de julho de 2021

Angola & Descolonização - ‘O PAÍS FANTASMA’, de Vasco Luís Curado - Lisboa 2015;





Portugal - Ultramar & Descolonização - A odisseia de duas famílias em Angola entre os massacres de 1961 e a ponte aérea de 1975 


‘O PAÍS FANTASMA’ 
De Vasco Luís Curado 
Edição Dom Quixote 
Lisboa 2015 


Livro com 502 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 


Da contracapa: 
“O PAÍS FANTASMA 
O alferes Capelo está a cumprir o serviço militar em Angola quando se dá o massacre de centenas de brancos em povoações isoladas do Norte; é por isso chamado a participar na primeira resposta militar contra os rebeldes e acaba por fazer duas comissões na Guerra Colonial e já não regressar à metrópole, casando-se e tornando-se proprietário de plantações de Café. Na mesma altura, Mateus, funcionário público e amante da poesia e do xadrez, é iniciado em Moçâmedes nas relações de poder entre colonos e colonizados, assistindo à prisão e tortura de rebeldes e guerrilheiros; manda vir a família e instala-se na Gabela, cruzando-se com Capelo, já desmobilizado, ambos desconhecendo que assistem aos últimos estertores do Império. Na verdade, o 25 de Abril muda tudo: o Governo de Lisboa prepara a independência das colónias e, na Gabela, as atenções dividem-se entre o MPLA e a FNLA, a que pertence a filha mais velha de Mateus, que namora uma rapaz oportunista que se faz passar por herói da independência. 

Quando rebenta a guerra civil, a população branca aflui aos portos e aeroportos e aproveita-se o caos para fazer ajustes de contas pessoais. Mateus e a família são agora refugiados que aguardam embarque na maior ponte aérea civil alguma vez realizada entre dois continentes e chegam a Lisboa com milhares de outros desalojados em pleno PREC. 


‘O PAÍS FANTASMA’ é um romance sobre o fim do período colonial, com descrições impressionantes da violência recíproca que moldou Angola antes, durante e depois da guerra, é o relato de como muitas famílias testemunharam, da pior maneira, o fim de um ciclo que durou mais de quinhentos anos.“ 


O AUTOR: 
“VASCO LUÍS CURADO nasceu em 1971. 
Publicou um livro de contos, ‘A CASA DA LOUCURA’, a Novela ‘O SENHOR AMBÍGUO’ e os romances ‘A VIDA VERDADEIRA’ e ‘GARE DO ORIENTE’, este último finalista do Prémio Leya. 

Psicólogo clínico de formação, pelo ISPA, publicou uma tese de mestrado na área da psicopatologia,
intitulada, ‘SONHO, DELÍRIO E LINGUAGEM’.“ 



Do ÍNDICE: 

Luanda e Uíge, 1961 
Moçâmedes, 1956-1961 
Uíge, 1961-1964 
Gabela, 1964-1974 
Gabela e Luanda, 1975 
Malange, 1975 
Nova Lisboa, 1975 
Lisboa, 1975 

EPÍLOGO 


Preço: 17,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.