sexta-feira, 30 de julho de 2021

Portugal - Estado Novo & Ultramar - ‘MARCELO CAETANO - O Homem que perdeu a fé’, de Manuela Goucha Soares - Lisboa 2009 - Raro;






 

 




Portugal - Estado Novo & Ultramar - Uma biografia pormenorizada com informações importantes e inéditas par melhor conhecer Marcelo Caetano, sucessor de Oliveira Salazar na condução do país nos seus últimos anos de vigência 


‘MARCELO CAETANO - O Homem que perdeu a fé’ 
De Manuela Goucha Soares 
Edição Esfera dos Livros 
Lisboa 2009 


Livro de capas duras e sobrecapa, com 294 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro. 


Da contracapa: 
“Quando António de Oliveira Salazar caiu da cadeira, Marcelo Caetano, há muito apontado como o delfim do regime, não hesitou. Chegara a sua hora de assumir o cargo de presidente do Conselho, e sair definitivamente da sombra de Salazar, um homem de quem muita vezes discordara. Ao longo de três décadas, Salazar afastara-o repetidamente do caminho do poder, mas, apesar disso Marcelo nunca o confrontou nem tentou derrubá-lo. 

Marcelo Caetano era um homem em tudo diferente de Salazar. Gostava de conhecer o mundo e as pessoas e houve quem, durante algum tempo, respirasse a sua ‘Primavera’, na esperança de que novos ventos soprassem em Portugal. Mas era tarde de mais. A 25 de Abril de 1974, o sonho do último presidente do Conselho caiu por terra. 

A jornalista Manuela Goucha Soares, numa investigação cuidada, com base em documentos, fotografias e depoimentos nunca antes tornados públicos, traça um retrato único desta figura fundamental da segunda metade do século XX português. Um homem recheado de tensões e contradições. Desde as suas origens modestas, católicas e monárquicas, passando pela sua brilhante carreira académica, onde ficou conhecido como o ‘pai’ do Direito Administrativo português, até à sua família e ao amor incondicional pela mulher, Teresa, doente de foro psiquiátrico que se tornou numa autêntica cobaia nas mãos dos médico e que Marcelo acompanhou até aos últimos dias de vida. 

Aos 67 anos, Marcelo Caetano partiu para o Brasil, o seu destino de exílio. Morreu aos 74, no Rio de Janeiro, agnóstico e desiludido com a vida e com o país que deixará do outro lado do Atlântico. Era um homem que tinha perdido definitivamente a fé.“ 


A AUTORA: 
“MANUELA GOUCHA SOARES é autora da ‘FOTOBIOGRAFIA DE RAMALHO EANES’ e do livro ‘PRIMEIRAS-DAMAS DO PÓS 25 DE ABRIL’, ambos editados pelo Museu da Presidência da República.

Jornalista do ‘EXPRESSO’ desde 1988, licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou um curso intensivo na Graduate School of Journalism da Columbia University, em Nova Iorque, com uma bolsa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. 

Entre Dezembro de 2000 e Janeiro de 2003, foi assessora de imprensa do Ministro da Administração Interna e, depois, da Presidência Portuguesa da OSCE. 

Em 1985 publicou o seu primeiro livro para crianças, ‘A AVESTRUZ COM RODAS’, a que se seguiram ‘SEGREDOS DO DINHEIRO DE PAPEL’ e ‘HISTÓRIAS E SEGREDOS DO EXPRESSO’.“




Do ÍNDICE: 

INTRODUÇÃO 

I - Mudar de vida aos 67 anos 
II - Filho da Monarquia, genro da república 
III - Jornalista na juventude 
IV - O encontro com Salazar 
V - Viagens com roteiro ideológico 
VI - Finalmente, ministro das colónias 
VII - O MUD juvenil na própria casa 
VIII - Revolução a preto e branco 
IX - Magnífico professor 
X - O drama de Teresa 
XI - Primavera marcelista 
XII - O Brasil que acolheu Mercelo 

EPÍLOGO 
ANEXOS - Depoimentos 
- Depoimento de Jorge Sampaio 
- Depoimento de Rui Patrício 
Notas 
Bibliografia 


Preço: 37,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.