segunda-feira, 15 de setembro de 2025

África & Guiné-Bissau - ‘AMÍLCAR CABRAL - O Africano que abalou o Império’, de José Alvarez - Lisboa 2025;





África & Guiné-Bissau - 


‘AMÍLCAR CABRAL - O Africano que abalou o Império’ 
De José Alvarez 
Prefácio de Pezarat Correia 
Edição Âncora Editora 
Lisboa 2025 


Livro com 598 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 

 
SINOPSE:  
“Muito se tem escrito sobre Amílcar Cabral, um histórico nacionalista africano do séc. XX, considerado ‘o Pai da República da Guiné-Bissau’. Porém esta biografia de José Alvarez, resultado de uma exaustiva descrição factual da realidade colonial vivida na infância por Amílcar Cabral na Guiné, onde nasceu, na adolescência em Cabo Verde onde fez o Liceu e na passagem pelo CEI em Lisboa, onde se licenciou no ISA e casou, não se fica por aí.

O Autor salienta a sua personalidade, moldada no ambiente familiar em que cresceu, no exemplo de trabalho de sua mãe e zelo com que o pai lhe ensinou a dominar as letras, no convívio da Faculdade com colegas e professores e ainda pela inteligência e sentido crítico postos na análise à situação sócio-política nacional e internacional.

Segue-se o seu percurso como líder da luta armada do PAIGC e a sua acção coordenada com os movimentos independentistas de Angola e Moçambique, que lhe granjearam prestígio internacional. Valeu a vasta informação colhida pelo Autor e o conhecimento das populações e do terreno, fruto da sua participação na guerra colonial da Guiné como operacional e Oficial adjunto do Estado-Maior da Armada.

De destacar o lado ficcionista desta obra, ancorado na realidade dos factos e a força e ênfase com que o Autor empresta à narrativa, pondo Amílcar Cabral a falar em discurso directo, com palavras que o Sr. General Pezarat Correia no seu Prefácio judiciosamente reconhece, não poderiam ter sido diferentes do que na realidade foram.”

Fernando Tabanez Ribeiro


O Autor: 
“JOSÉ ALVAREZ 
José António Sequeira Alvarez nasceu a 4 de Agosto de 1946, em Lisboa. Estudou no Liceu Camões e fez o curso universitário de Engenharia Química no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Na universidade, iniciou a prática do rugby, tendo sido campeão nacional júnior com as cores do Técnico. Mais tarde, foi um dos fundadores de um novo clube de rugby, «Os Aranhas», treinador, árbitro e dirigente da Federação Portuguesa de Rugby. De 1971 a 1973, fez o serviço militar na Marinha Portuguesa, primeiro no comando de uma lancha de fiscalização, e, mais tarde, chefiando a secretaria do Comando da Defesa Marítima da Guiné. Também foi ajudante-de-campo dos comodoros Luciano Ferreira Bastos da Costa e Silva e José da Cruz Moura da Fonseca. Regressado da Guiné, desempenhou funções de gerência e administração de empresas ligadas à indústria transformadora, a montante do sector da Construção Civil.”


Preço: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.