Portugal - Angola & UNITA - Uma importante é histórica reportagem e entrevista com Jonas Savimbi aquando da sua deslocação a Portugal em meados de 1991 para assinar o Acordo de Bicesse, entre o governo de Luanda do MPLA e a UNITA
Revista ‘HOMEM - Magazine’, n. 28 - De Julho de 1991.
‘JONAS SAVIMBI - REGRESSO TRIUNFAL A LUANDA’
‘Jonas Savimbi, o líder da UNITA, entra este mês em Luanda. Após 30 anos de guerra, primeiro frente ao domínio colonial português e, depois ao MPLA. Savimbi esteve em Portugal para assinar com José Eduardo dos Santos o tratado de Paz que vai permitir a Angola viver em normalidade.
Em entrevista exclusiva à nossa revista historia a guerra da libertação e aponta os caminhos do futuro.’
Director: Eduardo Fortunato de Almeida
Lisboa 1991
Exemplar com 154 páginas, muito ilustrada e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
Temas em destaque:
- ‘JONAS SAVIMBI - REGRESSO TRIUNFAL A LUANDA’
Texto de Carlos Morgado e Miguel Almeida Fernandes
Fotos de Eduardo Baião e Salvador Esteves
- “TENHO FÉ INABALÁVEL NA VITÓRIA.”
‘Depois de mais de 30 anos de guerra, contra o domínio colonial português primeiro e, frente ao MPLA e cubanos nos últimos 16 anos, Jonas Savimbi, líder incontestado da UNITA faz este mês a entrada em Luanda. Para trás ficam as incertezas da luta armada, as desilusões do Alvor, a guerrilha na mata, a construção de um território seguro na Jamba.
Jonas Savimbi esteve em Portugal para, com José Eduardo dos Santos, assinar a Paz para Angola.
Em entrevista que concedeu em exclusivo à ‘HOMEM - Magazine’ confiou-nos a sua esperança numa vitória eleitoral quando se apresentar como candidato às eleições presidenciais.
Nessa entrevista sublinhou ainda a importância que a UNITA estava a ganhar em termos militares e políticos e afirmou-se como o grande vencedor do confronto com o MPLA. Garantiu que dentro de seis meses a UNITA estava certa de entrar em Luanda se a paz entretanto não tivesse chegado.
Olhos postos no futuro, deixando para trás o militar para dar corpo ao político conhecedor, Savimbi sublinha a importância dos apoios económicos nesta altura mas alerta para os perigos de investimentos imediatos. Salienta que os portugueses têm direito a receber indemnizações, garante que Angola não vai ser um estado federado e que todas as suas culturas serão respeitadas, ao mesmo tempo que admite as suas relações com a África do Sul desde que a democracia consiga vencer o Apartheid.
Jonas Savimbi mostra uma confiança inabalável na vitória eleitoral e certamente que o comício realizado pela UNITA em Luanda, a dez dias do final do mês de Junho passado, pode ser o primeiro passo para a entrada triunfal deste guerreiro que se retirou da luta quando nos garantiu ter a vitória ao alcance da mão.’
- Retirada em 1977
- Entrada em Luanda
- Mais fortes que nunca
- Cabinda
- Eleições
- Fim da luta
- A posição dos portugueses
- Savimbi e a África do Sul
- ‘CUNHA RODRIGUES - Procurador Geral da República’
- ‘JEAN MARIE MARINOT - Administrador da Citroen’
- ‘CLARA FERREIRA MARQUES - O mundo dos leilões’
Preço: 97,50€;
























Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.