Portugal - Moçambique & Guerra Colonial - O conflito militar que o país enfrentou nesta antiga província ultramarina portuguesa da África Oriental entre 1964 e 1974 descrito pelo autor
‘CAPITAL MUEDA’
De Jorge Ribeiro
Edição UNICEPE
Porto 2013
Livro com 96 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“ ‘CAPITAL MUEDA’ passou ao papel ainda eu voava no Dakota de carga que me resgatou do mato, espreitando o mato que vivi lá em baixo. Faz 40 anos. E sobrevive. O regime que se seguiu ao fascismo parece ter sentido peso da derrota e depreciou o negócio a guerra que fizemos em África. Primeiro ignorou, depois condescendeu na sua reescrita. A ingratidão oficial aliou-se ao ressentimento subversivo, e as vítimas do Império foram diligentemente varridas para debaixo do tapete da ignomínia. O opróbrio. Mas ‘CAPITAL MUEDA’ resiste. Talvez porque a verdade da guerra testemunhada continua aqui, contrariando as máquinas de efabulação da História.“
O Autor na Abertura:
“Aos lugares mais castigados pela acção da guerrilha, a tropa portuguesa designa-os por ‘buracos’. A sistematização da ofensiva da FRELIMO, em determinadas áreas-chave, criou em Moçambique diversos santuários de guerra. O simples prenunciar da palavra ‘Mueda’ tem arrastado, pelas sucessivas comissões, ao longo destes difíceis anos de guerra, uma carga psicológica arrasadora e criou o símbolo mis terrível de toda a guerra portuguesa em África. Mueda, no planalto dos Macondes, é a capital da guerra.“
Obras do Autor:
- ‘CAPITAL MUEDA’ - Em 5 edições (1993 a 2013);
- ‘MARCAS DA GUERRA COLONIAL’ (1999);
- ‘S. JOÃO BATISTA D’AJUDÁ’ (2013);
- ‘LÁ LONGE ONDE O SOL CASTIGA MAIS’ (2008);
- ‘INHAMINGA’ (2015);
- ‘Jazem mortos mas não arrefecem’ (em publicação).
O Autor:
“JORGE RIBEIRO nasceu no Porto em 1949. Quando o chamaram para a tropa, já escrevia num jornal diário, ‘O Primeiro de Janeiro’, e num semanário, ‘Actualidades’. Partiu para Moçambique, onde foi repórter de guerra vinte e sete meses. Regressou ao ‘Janeiro’ e fez rádio na ‘Renascença’ e na ‘Emissora Nacional’, vigorava a revolução. Em finais de 1977 é convidado para o ‘Jornal de Notícias’ onde trabalhou 30 anos. Era chefe de redacção quando se retirou. Foi apresentador na RTP durante os anos 80. Na sua carreira literária destacam-se os livros de investigação sobre a guerra colonial.
Obras do autor sobre a guerra colonial:
1. - ‘CAPITAL MUEDA’ - 1993 - 5 edições;
2. - ‘MARCAS DA GUERRA COLONIAL’ - 1999;
3. - ‘LÁ LONGE ONDE O SOL CASTIGA MAIS’ - 2008;
4. - ‘S. JOÃO BATISTA d’AJUDÁ’ - 2013;
5. - ‘INHAMINGA - O último massacre’ - 2015;
Centenas de artigos publicados na imprensa nacional e estrangeira. Aulas e intervenções em seminários e congressos. Autoria e realização de ‘Noites de África’, o único programa de rádio exclusivamente produzido até hoje para debate da guerra colonial (‘Rádio Press’/TSF, 1992-1993. Criação e direcção do curso ‘A Guerra Colonial Portuguesa 1961-1974’ na Universidade Popular do Porto - UPP (ano lectivo 1999/2000).”
Do ÍNDICE:
Citações de Samora Machel, Basil Davidson e Eduardo Lourenço
Sábado, 3 de Fevereiro
Domingo, 4 de Fevereiro
Segunda-feira, 5 de Fevereiro
Terça-feira, 6 de Fevereiro
Quarta-feira, 7 de Fevereiro
Quinta-feira, 8 de Fevereiro
Sexta-feira, 9 de Fevereiro
Sábado, 10 de Fevereiro
Glossário
Leituras de ‘CAPITAL MUEDA’ ao longo dos anos
Obras de Jorge Ribeiro sobre a Guerra Colonial
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.