Ultramar & Cultura - Relatos de vivências do continente africano, de onde o autor é nascido, e particularmente das antigas províncias ultramarinas portuguesas
‘PARTES DE ÁFRICA’
De Helder Macedo
Edição Editorial Presença
Lisboa 1991
Livro com 174 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“O título ‘PARTES DE ÁFRICA’ introduz desde logo uma primeira ambiguidade na leitura desta magnífica ficção, ao remeter-nos ora para a matéria temática - que tem a ver com certas partes de África - ora para a estrutura do texto - que é feita de partes, integradas em duas grandes partes, como dois registos que constantemente se cruzam. Mas é sobretudo através desta dualidade de registo que podemos falar de uma obra singular que começa por perturbar a estabilidade dos códigos de leitura. E essa é também a sua sedução, ao envolver-nos nessa rede de leituras, impelindo-nos, numa permanente curiosidade, para a decifração de uma escrita de virtuose, cheia de espelhos e cintilações. Oscilamos assim entre um registo que se propõe como ‘verdadeiro’, quase crónica evenemencial, até com nomes que nos são familiares, e um outro que é o espelho irónico do primeiro, espécie de paráfrase jocosa ou consciência lúdica, assumido como discurso fictício, artificioso, mas tão consistente como o primeiro registo, fazendo com ele o corpo inteiro da obra. É o estatuto da própria factualidade ou da sua ficção que é posto em crise, para logo ser resolvido numa ficção maior, numa obra literária que fala da nossa contemporaneidade, destas últimas décadas em que as partes de África eram também o nosso quotidiano. Um livro surpreendente, inesperado, no nosso panorama nacional.“
O AUTOR:
“HELDER MACEDO nasceu no dia 30 de Novembro de 1935, na África do Sul. A infância passou-a em Moçambique, onde permaneceu até 1948, vindo então viver para Portugal, até se radicar em Londres em 1960. Entretanto desloca-se a África visitando prolongadamente a Guiné, São Tomé e Moçambique e, por menos tempo, Angola e Cabo Verde. A sua carreira universitária mantém-se no entanto ligada à cidade de Londres, onde passou a reger a Cátedra Camões no King’s College, que ainda hoje ocupa. O 25 de Abeil havia de o trazer de novo a Portugal e a participar activamente na vida pública. Exerceu as funções de Director-Geral dos Espectáculos, no verão de 1975, tendo desempenhado o cargo de Secretário de Estado da Cultura no governo de Maria de Lourdes Pintasilgo, em 1979-80. Entretanto, no ano seguinte, é designado como professor catedrático visitante de Português e Literatura Comparada na Harvard University.
(…) “
Do ÍNDICE:
1. - EM QUE O AUTOR SE DISSOCIA DE SI PRÓPRIO E DESDIZ O PROPÓSITO DO SEU LIVRO
2. - DO CHAPÉU ÀS ENXAQUECAS E DAS AJUDAS AO DESTINO
3. - A AUTORIDADE, O CINEMA E AS CONSEQUÊNCIAS DOS FEITIOS
4. - OS MALEFÍCIOS DA ARTE E A CONSOLAÇÃO DA FILOSOFIA
5. - UM BESTIÀRIO RECUPERADO NA TEORIA DO MOSAICO
6. - O SENHOR ROLA PEREIRA: RECORDAÇÃO DE UMA RECORDAÇÃO DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO
7. - METÁFORA E METONÍMIA, LIBERAIS E MIGUELISTAS
8. - AS GAVETAS DO GOVERNADOR
9. - UM CAPÍTULO QUE É MELHOR SER BREVE
10. - INCIDENTE DE CONSTANÇA DO RELATÓRIO DO CHEFE DOS SERVIÇOS DA ADMINISTRAÇÃO CIVIL DA COLÓNIA DA GUINÉ, ANO DE 195…
11. - O MUNDO ÀS AVESSAS E O AVESSO DAS AVESSAS
12. - EM DEFESA DO AMADORISMO E DO AMOR QUE MATA
13. - UM CAPÍTULO DE TRANSIÇÃO
14. - LUÍS GARCIA DE MEDEIROS, UM DRAMA JOCOSO - 2.* Acto
- Cena 1
- Cena 2
- Cena 3
- Primeira intervenção do não-autor
- Cena 4
- Cena 5 - Corte e cena correspondente na ópera
- Cena 6
- Cena 7
- Cena 8
- Segunda intervenção do não-autor
- Cena 9
- Cena 10 - Corte e sumário da passagem cortada
- Cena 11
- Cena 12 - Outro corte e sumário com com uma breve intervenção do não-autor
- Cena 13
- Cena 14
- Cena 15
- Cena 16
- Cena 17
15. - O FIM DO DRAMA JOCOSO E LITERALISMO DA IMAGINAÇÃO
16. - A RETÓRICA DA IMPOSSIBILIDADE E A DERIVA DA ESPERAC
17. - RECONHECER O DESCONHECIDO
18. - EM QUE O AUTOR SE DESPEDE DE SI PRÓPRIO E REAFIRMA O NÃO PROPÓSITO DO SEU LIVRO
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.