sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Angola & Literatura - ‘POEMAS’, de Agostinho Neto - Lisboa 2014 - Raro;

 



Angola & Literatura - Uma reedição da obra poética inicial de Agostinho Neto, cópia fiel da sua primeira edição da Casa dos Estudantes do Império de 1961 


‘POEMAS’ - 3.a edição 
De Agostinho Neto 
Edição União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) 
Distribuição pelo semanário ‘SOL’, de Lisboa 
Lisboa 2014 


Livro com 48 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
 

O AUTOR: 
“ANTÓNIO AGOSTINHO NETO 
Nasceu em Kaxikane (Icolo e Bengo, Angola) em 1922 e fez os seus estudos em Luanda no Liceu Salvador Correia, onde colaborou no jornal ‘O Estudante’. Foi funcionário dos Serviços de Saúde de 1944 até 1947, ano que iniciou em Coimbra o curso de Medicina como bolseiro da Igreja Metodista, onde seu pai era pastor. Integrou-se na Cada dos Estudantes do Império onde desenvolveu com os seus colegas actividades culturais e políticas, colaborando nos jornais ‘Momento’ e ‘Meridiano’. Transferiu-se para Lisboa em 1948, onde continuou a sua formação em Medicina, enquanto intensificava a acção política anti colonial participando em acções do MUD Juvenil durante a campanha presidencial de Norton de Matos. Entretanto foi aprofundando o estudo das realidades africanas, juntamente com um grupo de reflexão - o CEA - dinamizado em Lisboa por Francisco José Tenreiro (S. Tomé), Mário de Andrade (Angola), Amílcar Cabral (Guiné), Alda E. Santo (S. Tomé), Marcelino dos Santos (Moçambique), Noémia de Sousa (Moçambique), entre outros. Em 1951, Neto foi preso pela PIDE, acusado de os jovens africanos no MUDJ. De novo em liberdade, foi conferencista no Clube Marítimo Africano, que mantinha ligações com os patriotas angolanos. De novo preso e condenado em 1955, foi assinada uma petição internacional pela sua libertação por intelectuais como Aragon, Simone de Beauvoir, Francois Mauriac, J. P. Sartre e o poeta cubano Nicolás Guillén. Libertado apenas em 1957, Neto concluiu o curso em 1958. 

Regressou a Luanda onde voltou a ser preso, foi enviado para Portugal e daí foi-lhe fixada pela PIDE a residência em Cabo Verde. Novos protestos internacionais exigiram a sua libertação e a de outros presos políticos. Depois de detido no Aljube, em Lisboa, de 1962 a 1963, ao ser libertado evadiu-se para Marrocos. Eleito Presidente do MPLA, o seu percurso político sobrepôs-se à criação literária. Em 1975 dirigiu o processo para a declaração da independência, tornando-se primeiro Presidente da República Popular de Angola. 

Foi membro fundador da União de Escritores Angolanos, tendo publicado vários livros de poesia: 
- ‘POEMAS’, edição da Casa dos Estudantes do Império - Lisboa 1961; 
- ‘Sagrada Esperança’ - Lisboa 1974;
- ‘POEMAS’ - Luanda 1975;
- ‘A renúncia impossível: Poemas inéditos’ - Luanda 1982; 

Faleceu em Moscovo em 1979.“ 



Do ÍNDICE: 

O AUTOR 

COLECTÂNEA DE POEMAS 
- Poesia africana 
- Fogo e ritmo 
- Mussunda amigo 
- Kinaxixi 
- Meia-noite na quitanda 
- Caminho do mato 
- Comboio africano 
- Noite 
- Confiança 
- As terras sentidas 
- O choro de África 
- Criar 
- Aspiração 
- Certeza 
- Sim em qualquer poema 
- O caminho das estrelas 


Preço: 12,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.