sábado, 9 de março de 2019

Angola & Guerra Colonial - Revista ‘NOTÍCIAS MAGAZINE’, n. 1.225, de 15.11.2015 (‘UM MILAGRE NA GUERRA...’) - Lisboa 2015 - MUITO RARA;

















Angola & Guerra Colonial - Um pelotão de soldados portugueses do Batalhão 525 encontrou um menina no mato, cuidou dela e trouxe-a para Portugal, eis a história de Isabel Batata Doce e dos seus salvadores, 50 anos depois, numa revista que fez até duas capas ... 


Revista ‘NOTÍCIAS MAGAZINE’, n. 1.225, de 15 de Novembro de 2015 
(‘UM MILAGRE NA GUERRA OU AS MUITAS VIDAS DE ISABEL BATATA-DOCE’) 
Suplemento dos domingos do jornal ‘DIÁRIO DE NOTÍCIAS’ 
Lisboa 2015 


Revista com 74 páginas, muito ilustrada e em muito bom estado de conservação. Nova. Excelente.
De muito difícil localização. 
MUITO RARA.


Temas em destaque: 
Angola 1965 
- ‘UM MILAGRE NA GUERRA OU AS MUITAS VIDAS DE ISABEL BATATA-DOCE’ 
Reportagem de Ricardo J. Rodrigues e fotografias de Rui Oliveira / Global Imagens  

Em 1975, em Angola, um grupo de soldados portugueses encontrou uma bebé de 2 anos no meio do mato. Acolheram-na no Quartel e trouxeram-na depois para Portugal, onde cresceu sob o olhar do regime e o apoio dos militares. Esta é a história de Isabel Batata Doce, da sua demanda pelo passado e de como conseguiu construir, no meio da incerteza, uma improvável felicidade. 

- Aqueles rapazes nunca tinham saído de Portugal e agora estavam numa África em guerra, tinham de mostrar que eram duros. Exceto com Isabel. 
- Os Teixeira de Carvalho, família da melhor amiga dos tempos de Catete, Luísa. Em Lisboa viveu com os Junqueira. Visitação Teixeira de Carvalho foi a primeira a tomar conta dela, quando chegou ao Quartel, vestiu-lhe as roupas da filha. 
- Quando encontrou Isabel no capim, Antonino pensou: “Já vi desgraças que cheguem em Angola.” Virou-se para o pelotão e gritou: “Levamo-la connosco.” 
- “No meio da escuridão da guerra, tínhamos uma criança para tomar conta. Isso fazia-nos sentir outra vez humanos.” - Manuel Cândido Ferreira 
- Foram os filhos que a instigaram a procurar as raízes. Um dia recebeu uma chamada de Angola. Depois de 50 anos, mesmo por telefone, Isabel voltou a casa. 


Preço: 25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.