terça-feira, 26 de junho de 2018

Moçambique & Ultramar - ‘MEMÓRIAS DE ÁFRICA’, de Dulce Ramires - Lisboa 2012 - Raro;






Moçambique & Ultramar - As memórias pessoais da autora que viveu doze anos nesta antiga província ultramarina portuguesa da África Oriental 


‘MEMÓRIAS DE ÁFRICA’ 
Uma viagem no tempo 
De Dulce Ramires 
Edição Chiado Editora 
Lisboa 2012 


Livro com 108 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


Da contracapa: 
“Relembrar Lourenço Marques, foi para mim um misto de sentimentos muito difícil de gerir. Sempre com a emoção à flor da pele, ia escrevendo, chorando e rindo, e com uma saudade sempre muito presente is rebuscando não minha alma, pessoas, momentos, circunstâncias, e no meio de tudo isto, tristezas, alegrias, mas que são, sem dúvida, uma boa parte de mim, que não esqueço.
E descrevê-las com esta autenticidade, sentimento e verdade... doeu! 
Mas valeu. Considero este livro um ninho de emoções que preservo na minha memória e num especial cantinho, e onde a palavra ‘LOURENÇO MARQUES’ é escrita e lembrada com grande, grande carinho. Afinal passeia lá os melhores anos da minha vida, dos 17 aos 29, e passei momentos muito bonitos e felizes - dos quais realço o meu casamento e o nascimento da minha filha. Não foi tudo muito bom, pois não!  Mas o balanço é muito positivo!... Pois dou sempre graças a Deus por ter sobrevivido e hoje, trinta e oito anos depois, estar aqui com a maioria viva e de boa saúde para poder contar, ao pormenor o que vi, o que sofri, o que passei, mas que ultrapassei, pelo menos de uma forma consciente... Pois sei, através de sonhos, que ainda hoje tenho, que há coisas que fizeram mossa!... Mas, enfim, são as marcas da vida, que de uma forma ou doutra todos temos. Uns mais outros menos. E são essas que nos fazem crescer. E, para mim, saber que os melhores anos da minha vida cresceram com o clima, a cor, o cheiro a terra molhada, o pôr do sol sem igual, a liberdade, o intercâmbio de culturas, as frutas tropicais com um sabor incomparável, o marisco e peixe fresco, e sobretudo, um convívio muito saudável que a vivência em Lourenço Marques nos proporcionou a todos, d’algum modo me enriquece e aquece a alma, porque são as experiências vividas que nos fazem gente. E a vida também me tem ensinado a saborear o que é bom e deitar fora o que não presta. Por isso eu direi sempre, que recordar Lourenço Marques, é sempre, e apesar de tudo, um momento de ação de Graças.“ 
Dulce Ramires 



A AUTORA: 
“DULCE RAMIRES, nasceu a 7 de Maio de 1947, na aldeia de Vila Nova das Patas, concelho de Mirandela, onde vive actualmente. Em 1964 viajou, com a sua família para Lourenço Marques, onde viveu 12 anos. Aí casou e teve a sua primeira filha. Trabalhou no Grémio dos Industriais Gráficos da Província de Moçambique; na Administração do Concelho de Lourenço Marques; e na Câmara Municipal da Matola. Regressou a Portugal em 1976, depois da independência de Moçambique, deixando para trás todo um trabalho de doze anos e parte da sua identidade. Trouxe consigo a experiência, valor que ninguém nos tira... E foi com essa experiência que, devagar, devagarinho, foi ultrapassando cada pedra que se atravessava no seu caminho. Portugal vivia, nessa altura, um período muito conturbado; e por isso não foi fácil começar tudo de novo. Mas o tempo, a persistência e uma boa dose de boa vontade, lá foram colocando tudo nos seus lugares. O gosto pela escrita, levou a Dulce, nesta fase da sua vida a pôr em prática algo que já vinha escrevendo e deixando aqui e ali... Escreveu o seu primeiro livro que dedicou à sua mãe, onde faz, também uma grande reflexão sobre a família e os idosos, e tem como título ‘É PARA TI, MÃE’. Escreveu o seu segundo livro ‘MERGULHAR NA POESIA DA VIDA’; um livro muito profundo e muito intenso onde, nos faz mergulhar a todos, pela forma poética como descreve tudo quanto diz e sente. E agora ‘MEMÓRIAS DE ÁFRICA’, que só pela emoção e fluidez com que o escreve, nos prende e nos puxa ao mesmo tempo. Para quem gosta de ler é um livro para se ler numa tarde, com muito prazer.“ 



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO 
Por Fernando Vidigal 
Dedicatória 

INTRODUÇÃO 
Os olhos dela brilhavam! 

20 de Julho de 1964 
- Partida para Lourenço Marques 
26 de Abril de 1974 

II 
22 de Março de 1976 
REGRESSO DEFINITIVO A PORTUGAL 

13 de Junho de 1977 

A MINHA VIAGEM A GRANDOLA 

Agradecimentos 

AUTOBIOGRAFIA 
Fotografias 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.