sábado, 20 de janeiro de 2018

Moçambique & Guerra Colonial - ‘O MAGO DOS MACONDES - E outras estórias’, de Lino da Silva - Leiria 2009 - Raro;






Moçambique & Guerra Colonial - O autor, médico militar numa unidade do Planalto do Macondes em vésperas do início da guerra nesta parcela do Império colonial português, relata o ambiente que ali encontrou entre os militares e a população autóctone 


‘O MAGO DOS MACONDES - E outras estórias’ 
De Lino da Silva 
FOLHETO, Edições & Design 
Leiria 2009 


Livro com 208 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.
 

Da contracapa: 
“Previa-se que as hostilidades estavam para breve. Cabo Delgado, por vários motivos, seria a região escolhida para início dessas operações: Mueda, o primeiro alvo. Os Macondes são um povo aguerrido, altivo e nobre, com uma cultura rica, olhando as pessoas de frente. E já tinham dado provas da sua bravura. Com informações alarmantes, o Quartel-general decidiu, apressadamente, reforçar a zona com outra companhia. Calhou-nos a nós, paciência - pensava Diogo. 

- Doutor, não quer vir assistir a uma festa de ‘Mapikco’ numa aldeia aqui perto? Perguntou, dois dias depois da sua chegada, o Major Andrade, comandante da unidade. É uma festa de iniciação masculina em que os participantes usam máscaras bizarras e ricas e se vestem de modo a que ninguém os possa reconhecer . Da música, não lhe digo nada. Só visto. O Doutor chegou há pouco tempo ao Planalto e tem ainda possibilidade de assistir a ela. 

A festa e ‘Mapiko’ foi, sem dúvida, um espectáculo riquíssimo e inesquecível: contudo, a representação, o ritmo desenfreado das danças ao som de tambores e outros instrumentos de percussão, para quem ia mentalizado para uma guerra a curto prazo, causou-lhe arrepios e alguma apreensão.“ 
Excerto do conto ‘O Mago dos Macondes’ 


O AUTOR: 
“LINO FERNANDES DA SILVA 
Nasceu a um de Janeiro de 1930, na aldeia de S. Francisco de Assis, Covilhã, onde fez a instrução primária. Frequentou o Colégio do Fundão e concluiu o curso do Liceu em Lisboa, onde se licenciou em Medicina, profissão que exerceu durante cerca de cinquenta anos, dois dos quais como médico militar durante a guerra colonial.

Muitos anos volvidos, já aposentado, começou a registrar acontecimentos e sensações que o haviam impressionado ao longo do seu percurso de vida, na época extremamente rica que foi a sua e, assim, recriando ambientes e cenários. Através da palavra, procurou criar personagens e trazer à vida outras que lhe foram tão próximas e tão caras.“ 



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO 
Porquê, estórias ? 

O que há numa gaveta ! 
O Mago dos Macondes 
O Branquinho 
Os cornos são como os dentes 
Às duas da madrugada 
Mais vale prevenir...
Morte na Búzi 
Lena - Emoções, paixões e contradições 
Equívocos 
A última escapadela 
Surpresas 
Destinos 
Primeiro de Dezembro de 1940 
Sessenta e cinco anos depois 
O Tó Manel 
Flores para Heide 
Sentimentos 


Preço: 22,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.