Moçambique - A Descolonização e o Movimento Moçambique Livre de 07 de Setembro de 1974
'MOÇAMBIQUE - 7 DE SETEMBRO'
De Clotilde Mesquitela
Edição A Rua
Lisboa 1977
Livro com 262 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Autora descreve os acontecimentos relacionados com o levantamento popular, ocorrido naquela data, organizado e dirigido maioritariamente pela população de origem portuguesa, que se opunha à entrega do poder, em consequência da descolonização, à FRELIMO (organização de guerrilha e ideologia marxista-leninista), 'como única e legitima representante do povo moçambicano', sem eleições prévias.
A revolta que ficou também conhecida por MML - Movimento Moçambique Livre, deu-se entorno da ocupação da estação local de rádio, a Rádio Moçambique. de entre os seus apoiantes e mentores há a destacar influentes membros da comunidade de origem portuguesa e alguns dos opositores negros da FRELIMO e seus dissidentes.
Esta obra aborda também o ambiente político vivido em Portugal e Moçambique na sequência da revolução de 25 de Abril de 1974 que derrubou o regime do estado novo, liderado na altura por Marcelo Caetano.
Realce para a divulgação dos nomes e bibiografias dos principais lideres brancos, negros e indianos da revolta, além das fotografias que ilustram e que são um documento histórico.
Da contra-capa:
"O 7 de Setembro foi o dia mais longo da nossa história. Setenta e duas horas vividas em plenitude da esperança e da angustia, na euforia da vitória e no sombrio desespero da derrota, da derrota de Portugal vitoriado até no assombro pelas vozes de pretos e de brancos, defendido até à exaustão pela exaltação de pretos e brancos.
Na densidade desse arranque e na agonia dessas lágrimas, foi também o derradeiro abraço da Nação - daqui partia para o exílio e da que ficava como permanente penhor de fidelidade e de sofrimento.
Este livro contém a cronologia dos acontecimentos que iluminaram e obscureceram essas horas: o seu Te Deum e o seu Requiem. Como num ritual litúrgico nele se oficia a alegria e a tristeza, a efusão e a dor, a esperança e o exílio. Homens, mulheres e crianças, pretos, mestiços, indianos, novos e velhos, iluminados de fé ou crispados de ódio, condensaram Portugal numa multidão paramentada para um destino trágico. Os antigos soldados envergaram os seus camuflados, as crianças vestiram-se de branco para festejar o amor que os tornou vigilantes e a indignação que os tornou ferozes.
Ao fim de setenta e duas horas, as mães arrebataram os filhos, os maridos correram ao lados das mulheres e procuraram à margem do país que os rejeitava o sacrifício que o redimisse."
Do ÍNDICE:
Capítulo I
Moçambique - 25 de Abril de 1974
Portugal - 25 de Abril de 1974
Capítulo II
O Sete de Setembro - 'AQUI MOÇAMBIQUE LIVRE'
Capítulo III
Da rendição ao exílio
a - PESSOAS
b - ORGANIZAÇÕES MILITARES
c - MOVIMENTOS UNIVERSITÁRIOS
d - PARTIDOS POLÍTICOS DE MOÇAMBIQUE
Preço: €52,50.
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.