Moçambique & Guerra Colonial - A guerra nesta antiga província ultramarina portuguesa na África Oriental, que decorreu entre 1964 e 1974, serve como cenário para esta obra, onde, aliás, o autor viveu e cumpriu a sua comissão militar
‘SOMBRAS AFRICANAS’
De José Alberto Mesquita
Edição PREFÁCIO
Lisboa 2006
Livro com 318 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“Pedro Correia deixou Lourenço Marques naquele ano de 1970 rumo ao norte de Moçambique. Filho de empresário bem sucedido nesta cidade, fora destacado como alferes miliciano para uma zona de guerra bem perto da fronteira com a Tanzânia, onde o movimento independentista da Frelimo trava uma luta de guerrilha contra o exército português. Não imaginava sequer que pouco depois de ter chegado, se apaixonaria por Graça, uma bela mulher negra duma povoação remota e miserável. Cobiçada igualmente por Simão, um guerrilheiro daquela terra, ela hesita entre este é o perturbador europeu recém-chegado. Mas quando Graça decide abraçar a causa da Frelimo, está longe de suspeitar que o seu coração penderá finalmente para o oficial português ficando com o terrível dilema de combater o homem que é seu inimigo e ao mesmo tempo seu amante. Nas profundezas da selva estas três personagens defrontar-se-ão entre si num conflito bizarro de ideias, paixões e ódios numa guerra personificada, onde se misturam a astúcia, coragem e amor dos beligerantes.“
O Autor:
“JOSÉ ALBERTO MESQUITA é natural de S. Miguel de Lorigos, distrito de Vila Real e veio residir para Lisboa antes de completar três anos de idade. Depois do período escolar frequentou o Liceu Gil Vicente em Lisboa, o Liceu de Salvador Correia em Luanda, tendo terminado o curso secundário no Liceu Salazar em Lourenço Marques (Maputo). Com um percurso universitário de medicina iniciado em Lourenço Marques, frequentou a Faculdade de Medicina de Luanda e a de Lisboa onde concluiu a licenciatura. Filho de militar, acompanhou-o nas diversas deslocações para o Ultramar (Angola e Moçambique), tendo sido incorporado nas fileiras do exército português no território de Moçambique em 1968 onde combateu na guerra colonial como oficial miliciano nas forças especiais de intervenção. Desmobilizado em Fevereiro de 1972 e tendo casado com Maria Isabel Mesquita, exerce actualmente a sua profissão no Hospital Universitário de Santa Maria em Lisboa como médico anestesista.
Publicou ‘INFERNO VERDE’ na colecção de História Militar (Prefácio, 2005).“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
Capítulo 1
Ao
Capítulo 89
Preço: 27,50€;