Portugal - Ultramar - Colonização & Descolonização - Uma obra que se junta a três outras anteriores em que a autora analisa o problema racial na sociedade portuguesa sob vários prismas, da colonização, descolonização e na actualidade
‘COLONOS, RETORNADOS E A REVOLUÇÃO POR CUMPRIR’
Racismo em Portugal
De Joana Gorjão Henriques
Edição Tinta da China
Lisboa 2025
Livro com 104 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
Da contracapa:
“DEPOIS DE UM SISTEMA QUE CRIOU DIVISÕES LÁ E CÁ, AINDA FALTA FAZER A REVOLUÇÃO DA IGUALDADE RACIAL ?
No século XX, milhares de portugueses migraram para Angola e Moçambique para serem colonos. Mais tarde, outros milhares fizeram o movimento inverso.
Em ‘Racismo em Portugal - COLONOS, RETORNADOS E A REVOLUÇÃO POR CUMPRIR’ ouvimos os seus relatos. Os colonos descrevem como o racismo era usado para dominar; os retornados falam do regresso a um país que celebrava a democracia mas, ao mesmo tempo, se fechava nas suas fronteiras.
O primeiro livro recolheu mais de cem testemunhos nos países que foram colonizados por Portugal (‘RACISMO EM PORTUGAL’); o segundo olhou para o racismo estrutural na actual sociedade portuguesa (‘RACISMO NO PAÍS DIS BRANDOS COSTUMES’). Este volume dá continuidade à trilogia focando-se nas reflexões dos ex-colonos sobre um sistema que criou divisões lá e cá, incentivando o debate sobre uma parte da Revolução de Abril que ainda não se concretizou.“
Da badana:
“Dez anos depois do início desta série, a realidade nacional e internacional mudou, o tema do racismo passou a ser parte do debate público e político. Desenhara-se mudanças nos currículos para contar esta história de forma mais equilibrada, embora continuem a existir manuais que falam de pessoas escravizadas como objectos e nada digam sobre a enorme resistência das populações africanas, mantendo as falhas que perpetuam a desigualdade na memória colectiva. Criaram-se estruturas como o Observatório do Racismo e da Xenofobia, mas pouca actividade têm é que mantêm na sua estrutura hierárquica e liderança pessoas não racializadas.
Hoje, embora seja amplamente usado no discurso público, o termo ‘racismo’ continua a polarizar, gerando reacções acesas, muitas vezes desproporcionais relativamente àquilo que se pretende combater, o que só mostra a nossa dificuldade em enfrentar com honestidade as raízes históricas e estruturais do racismo em Portugal.“
A Autora:
“JOANA GORJÃO HENRIQUES (Lisboa, 1975) é jornalista do Público desde 1999, onde escreve sobre racismo, imigração, discriminação e outros temas de direitos humanos.
Foi bolseira da Nieman Foundation for Journalism na Universidade de Harvard (EUA).
É autora das séries Racismo em Português, sobre o racismo durante o sistema colonial, Racismo no País dos Brancos Costumes, retrato de desigualdades raciais em Portugal, e agora Racismo em Português 2: Colonos, Retornados e a Revolução por Cumprir.
Recebeu vários prémios e distinções: medalha de ouro de Direitos Humanos atribuída pela Assembleia da República, Prémio Gazeta de Imprensa, prémio de jornalismo Corações com Coroa, nomeação para os prémios Gabriel García Márquez, Prémio AMI — Jornalismo contra a Indiferença, prémio de imprensa escrita de Direitos Humanos e Integração da Comissão Nacional da UNESCO (duas vezes) e prémio de imprensa escrita Comunicação ‘Pela Diversidade Cultural’ do Alto Comissariado para as Migrações (também duas vezes).”
Do ÍNDICE:
Dedicatória
INTRODUÇÃO
Capítulo I
- A primeira grande vaga de emigração qualificada foi para as ex-colónias
Capítulo II
- Quando os negros eram feitos estrangeiros na sua própria terra
Capítulo III
- “Não vivi em Angola, vivi numa colónia”; por detrás da normalidade e violência
Capítulo IV
- Descolonização em curso e retorno dos colonos e de Portugas às suas pequenas fronteiras
Agradecimentos
Preço: 27,50€;


Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.