Portugal - Guerra do Ultramar & Moçambique - O autor, relata a sua comissão de serviço nesta antiga província ultramarina portuguesa da África Oriental em vésperas do 25 de Abril de 1974…
‘PARA NÃO ESQUECER’
De António Joaquim de Sousa Duarte
Edição Âncora Editora
Lisboa 2024
Livro com 204 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
Sobre a Obra:
“António Joaquim de Sousa Duarte, combatente na Guerra do Ultramar em Moçambique, entre 1972 e 1974, serviu como alferes de infantaria integrado numa Companhia de Caçadores. Este seu livro, relata histórias e memórias do período da sua comissão de serviço. Segundo o autor, ‘os factos são verdadeiros, não recorri a cartas ou outros elementos, recorri apenas àquilo que me ficou na memória. Alterei os nomes e os postos dos personagens para evitar eventuais susceptibilidades, e optei por uma escrita romanceada para amenizar o que se poderia tornar algo agreste.
O livro ‘PARA NÃO ESQUECER’ recebeu a Menção Honrosa atribuída no ano de 2023 pelo ‘Prémio Literário Antigos Combatentes - Memórias Militares’ do Ministério da Defesa Nacional.“
Da Colecção ‘ Fim do Império, Missões de Paz e Humanitárias’
Do PREFÁCIO:
“ ‘A guerra colonial não foi tão marcante como se diz por aí, até o número de mortos por acidente de viação em Portugal foi superior aos mortos da dita guerra.’ Esta afirmação, feita num órgão de comunicação social em 2001, por um membro de um partido com responsabilidades Governativas, fez desperta em mim uma série de sentimentos: primeiro de espanto e de incredibilidade pela ignorância demonstrada e, depois, de raiva… quando constatei que ali não havia ignorância, mas má-fé. Assim, trinta e tal anos depois de terminar a minha comissão em Moçambique, despertou em mim a necessidade de escrever. Comecei, portanto, a escrever para desabafar. Era importante deitar cá para fora o que só em conversas de amigos com experiências idênticas esporadicamente abordávamos. Pensando melhor, além de me dar prazer, é capaz de ser um bom legado para os meus filhos e para os meus netos, se os vier a ter. Continuei a escrever mais umas páginas. E assim surgiu este livro dedicado também aos meus camaradas de armas, que comigo atravessaram a odisseia africana, dedicado a todos os que combateram na guerra do Ultramar, que deixaram tudo o que lhes era mais querido, alguns inclusive a vida, para cumprir um dever. Os factos são verdadeiros, não recorri a cartas ou outros elementos, recorri apenas àquilo que me ficou na memória.“
O Autor:
“ANTÓNIO JOAQUIM de SOUSA DUARTE
Nascido em Lisboa em 1948, é casado, pai de dois filhos, fez ensino secundário no Liceu Camões e licenciou-se pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Mecânica no ramo de Produção.
Em Janeiro de 1971, é incorporado no Exército no cumprimento do serviço militar obrigatório. Em Janeiro de 1972, com o posto de Alferes Miliciano de Infantaria, integrado numa Companhia de Caçadores, é enviado para uma comissão de serviço em Moçambique, passando à disponibilidade em Abril de 1974.
A sua carreira profissional é iniciada na área de consultoria em Organização Industrial e posteriormente em Gestão Empresarial. Depois de ter trabalhado em grandes Empresas Nacionais e Internacionais, nomeadamente em Angola, trabalhou posteriormente como profissional liberal, encontrando-se actualmente reformado. “
Do ÍNDICE:
Nota Prévia
PREFÁCIO
- A chegada
- Destino: aquartelamento
- Chizampeta
- Patrulha ao morro do Zóboé
- Dia de São Avião
- Base Luia
- Operação Djaranhama
- Tete - cidade dos cowboys
- Patrulha ao Desaranhama
- A mina na estrada do Zóboé
- Ronda aos postos de sentinela
- Ataque à base Furancungo
- O desafio ao poder
- Férias em Lisboa
- Os guerrilheiros aproximam-se
- O ataque a Chizampeta
- Mina na picada para V. Gamito
- A véspera de Natal
- A ida para Vila Gamito
- O ataque à Ávila Gamito
- A emboscada
- Rotação para Mutarara
- Exame em Lourenço Marques
- A Mutarara
- O senhor João Bebe água
- O Pau-Preto
- A cólera
- A escolta às cargas críticas
- O regresso
POSFÁCIO
Preço: 32,50€;



Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.