sábado, 29 de março de 2025

África & Política - ‘APARTHEID, PODER E FALSIFICAÇÃO HISTÓRICA’, de Marianne Cornevin - Lisboa 1979 - Muito Raro;





África & Política - O confronto da história do Apartheid, regime de segregação racial ou desenvolvimento separado, das teorias das comunidades negra a branca na África do Sul, que terminou com a libertação de Nelson Mandela - líder do ANC e símbolo da resistência da maioria negra -, da prisão de Roben Island e a consequente eleição como o primeiro negro Chefe de Estado é uma nação multirracial 


‘APARTHEID, PODER E FALSIFICAÇÃO HISTÓRICA’ 
De Marianne Cornevin 
Edições 70 (Biblioteca de Estudos Africanos) 
Lisboa 1979 


Livro com 144 páginas, ilustrado com mapas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Da contracapa: 
“Condenar o Apartheid como sistema explorador e repressivo da maioria negra (71%) da população sul-africana é coisa que nem merece discussão. Interessa ir mais longe, analisando o estabelecimento e a evolução de tal sistema enquanto reflexo de uma ideologia que pretende justificar a pseudo-superioridade da minoria branca (16%) da África do Sul.”  



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO 
INTRODUÇÃO 

Primeira Parte 
INFORMAÇÃO GERAL 
1. - A definição de Apartheid 
2. - Bases ideológicas do Apartheid 
3. - O Apartheid e as igrejas Africander 
- A NGK e os nacionalistas africander antes de 1948 
A NGK e o Governo entre 1948 e 1966 
A NGK e o Governo de 1968 a 1978 
- O Sínodo Geral de Outubro de 1978 

Segunda Parte 
O APARTHEID E A HISTÓRIA DOS BRANCOS SUL-AFRICANOS 
4. - A História do ponto de vista africander 
- A amálgama histórico-religiosa 
- A História como fonte da ideologia: O período holandês (1652 - 1795) 
- A ideologia como fonte de História 
- A análise da argumentação histórica que ‘justifica’ o ‘homeland branco’ 
- Conclusão 

Terceira Parte 
APARTHEID E A HISTÓRIA DOS SUL-AFRICANOS NEGROS 
5. - Grupos étnicos sul-africanos e ‘nações’ 
- As chamadas identidades linguísticas das nove ‘nações’ negras 
- As chamadas identidades sócio-políticas das nove ‘nações’ negras 
- A chamada homogeneidade da nação branca 
MISTIFICAÇÕES DA HISTÓRIA SUL-AFRICANA ATÉ 1936. 
Dez Mitos e sua refutação 
6. - I Mito: Que o branco e o negro chegaram ao mesmo tempo à África do Sul 
- Várias versões do mito 
- Refutação: A primeira idade do ferro no sul de África do terceiro ao undécimo século 
7. - II Mito: Que os negros eram nómadas até encontrarem os brancos 
- Versões do mito, apresentadas por sul-africanos 
- Refutação: história dos negros sul-africanos entre o século onze e o século dezoito 
8. - III Mito: Que Chaka, Dingaan e Mzilikazi eram apenas déspotas sanguinários 
- Chaka 
- Dingaan 
- Mzilikazi 
9. - IV Mito: Que os Voortrekkers avançaram para um território deserto que não era pertença de ninguém 
- Versões do mito 
- Refutação do mito 
10. - V Mito: Que a chegada dos brancos foi a única forma de salvar os negros da total destruição no estado livre de Orange e no Transval 
- Versões do mito 
- Refutação do mito 
11. - VI Mito: Que todas as ideias políticas dos negros foram  sempre inspiradas pelos brancos 
- Versões do mito 
- Refutação 
12. - VII Mito: Que os africander foram vítimas do imperialismo britânico e não eram colonialistas 
- Versões do mito 
- Refutação 
13. - VIII Mito: Que o principal objectivo das leis territoriais de 1913 e 1936 foi o de proteger os territórios negros 
- Versões do mito 
- Refutação 
14. - IX e X Mito: Que os homelands correspondem às zonas ocupadas historicamente pelas ‘nações’ negras, devendo-se a sua fragmentação às lutas tribais e às disputas por causa da sucessão 
- Versões do mito 
- Refutação 

Quarta Parte 
CONCLUSÕES 
15. - A Rejeição da Verdade Histórica 
- Rejeição da História dos negros, tal como eles a encaram 
- Rejeição da História empreendida pelos negros 
16. - Rumo ao Futuro 


Preço: 25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.