Angola - O sul de Angola numa viagem para visitar as paisagens naturais e urbanas e as populações e a sua adaptação ao território
‘VIAGEM NO DESERTO - Namibe, Angola’
De Cristina Salvador e Cristina U. Rodrigues
Edição do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Lisboa 2010
Livro com 104 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Do livro:
“As pessoas do Namibe estão muito habituadas à mudança, à adaptação. O deserto exige aos seus seres, vivos e inanimados, um esforço de articulação com a paisagem e com a forma como ela está organizada. Uma das mais notáveis características destas pessoas é a capacidade ancestral de integração da mudança, o que conduziu a produções sociais e culturais inéditas, originárias de várias partes de África e do mundo. Daí algumas dificuldades dos etnógrafos e, por vezes mais ainda, daqueles que procuram uma autenticidade étnica ou linguística ou cultural que pudesse ser arrumada e compartimentada. Esta dificuldade de catalogação das pessoas do Namibe não é, contudo, razão para que não se conheçam melhor as suas características actuais e a forma como se têm vindo a alterar ao longo dos últimos tempos. Deixá-las encerradas nos compartimentos dos escritos antigos pode não só contribuir para uma crescente invalidação de tudo o que foi escrito e descrito até agora – porque é cada vez mais difícil reconhecer na realidade dos dias de hoje aquilo que antigamente se escreveu – como também contribui para que se perca a narração de tudo o que se passou desde aqueles escritos da época colonial até à actualidade. Felizmente no Namibe o Ruy Duarte de Carvalho acompanhou as evoluções. Falta repor a informação numa série de outras paragens.”
Cristina U Rodrigues.
Cristina Salvador:
“Peniche, Portugal (1947-2011).
Arquitecta (ESBAL1971), Projectos de Arquitectura e Urbanismo em Portugal, Angola e Congo Brazzaville. Colaborou com Manuel Tainha, Rafael Botelho e, em Angola, com Vasco Vieira da Costa. Missões técnicas de avaliação de equipamentos sociais e infra-estruturas urbanas em Angola e Guiné Bissau.
Em 1976, com Fernando Bagulho funda o Atelier do Chiado. Com papel importante na aproximação entre os arquitectos de Portugal a Angola (e vice-versa), Participação em Projectos de Investigação na área do Urbanismo em Portugal, Angola e Moçambique.
Recebeu o Prémio Távora 2008/2009 com uma viagem de investigação ao Deserto do Namibe em Angola. Foi, também, membro do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos (2005-2007), onde assumiu o Pelouro da Prática Profissional e teve papel destacado no lançamento do Estudo "Profissão Arquitectos" em 2006.”
Preço: 62,50€;





Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.