quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Angola - ‘AO LUBANGO - Um monte de histórias…’, de Horácio Sousa dos Reis - Lubango 2008 - MUITO RARO;






Angola - Memórias de um radialista e jornalista com décadas de profissão e actividade de denúncia e defesa das populações da sua cidade adoptiva, o Lubango 


‘AO LUBANGO - Um monte de histórias…’ 
De Horácio Sousa dos Reis 
Edição Alfa Publicações 
Lubango 2008 


Livro com 212 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


Da Abertura: 
“… Ao Lubango ! 

Ao Lubango, minha cidade, que tudo me tem dado, desde menino, até aos dias de hoje e à qual tento diariamente retribuir… Aqui cheguei menino, aqui me fiz homem, aqui me faço velho… 

A cidade pertence-me! “


Da contracapa: 
“Frontal nas suas crónicas, nas suas entrevistas, nas suas reportagens, sempre tratou as coisas pelos seus próprios nomes, sem receio. Fazedor de opinião, conseguiu ao longo de mais de 40 anos de carreira prender as atenções do grande auditório, escrevendo e apresentando ao microfone, crónicas, apontamentos, reportagens, entrevistas em todas as áreas, com todas as personalidades do país e não só. 
O seu posicionamento foi sempre crítico em relação ao que estava errado, lá onde estava errado, apontando o erro e opinando como solucionar o que estava errado.
Sendo apoiante e amigo do MPLA, no desempenho da sua profissão no dia a dia, mostrou-se sempre isento. Defensor acérrimo da democracia, do estado de direito, sempre esteve ao lado daqueles que, sem voz, eram vítimas do abuso de poder, do abuso de autoridade, denunciando vivamente os actos em que os cidadãos eram lesados nos seus direitos. Como jornalista fez parte do Comité de Direitos Humanos na Huíla. 
Com a sua saída do ar, a Rádio em Angola e particularmente na Huíla, perdeu uma voz que todos os dias aparecia para falar nos nossos problemas, nos problemas que nos afectam no dia a dia: a saúde, a educação, a falta de energia eléctrica, de água, os problemas da governação e da etc…
Sendo uma figura polémica, era respeitado por todos, temido por alguns, odiado por outros, sobretudo os incompetentes, os amigos do deixa andar. De qualquer forma a sua palavra, a sua opinião, a sua mensagem era escutada, atenciosamente todos os dias, por todas as classes sociais, sobretudo a classe governamental. A sua escrita era simples como simples são os ouvintes da rádio em Angola. Muitos problemas encontravam solução imediata, após a sua publicação. Há quem diga que quando ele estava na rádio as coisas andavam um pouco melhor…
É dos poucos radialistas, que escrevia o que lia. Gosta de ler o que escrever, com ênfase, com dom de palavra, com voz bem timbrada.
No tempo da formação, teve um papel preponderante na formação de novos radialistas, novos jornalistas, com acções formativas, influenciando jovens para a profissão, etc. 
Este livro deve ser entendido como uma mensagem aos que vieram depois, aos mais novos. 
Nele se inserem algumas crónicas, alguns textos que foram lidos, aos microfones da Rádio 2000, infelizmente grande parte do espólio perdeu-se ao longo dos nos, por isso, só uma parte dos textos mais recentes foi possível reunir, quando começou a pensar em escrever este livro. 
Por último ele dedica este livro à cidade do Lubango, como contributo por tudo o que ela, a cidade encerra na vid do autor. Não sendo natural desta terra, ele considera-a sua, pois foi aqui que cresceu e se tornou homem. É aqui que a sua vida decorre normalmente, rodeado da família. 
Dono de uma agência de Publicidade, está hoje inteiramente dedicado à publicidade áudio visual…
Membro do Conselho Municipal, dá o seu contributo no fórum para melhorar a vida da cidade. 
Responsável pela realização das Festas da Sr.a do Monte do pós-independência desde 1986 até 1991, é ainda nos dias de hoje, membro do Comité das Festas da Sr.a do Monte. 
Não sendo um best-seller é contudo um livro da cidade do Lubango.“ 
C. Andrade 


O Autor: 
“HORÁCIO SOUSA DOS REIS, nascido aos 18 de Setembro de 1949, em Abrantes, freguesia de S. João Batista, Portugal. 
Curso Comercial / Industrial feito em Lisboa na Nuno Álvares à Penha de França. 
Radialista e jornalista de profissão. Entrou na profissão em 1968 na então Rádio Comercial de Angola. Trabalhou na Rádio Clube do Moxico, Rádio Clube da Huíla, Rádio Nacional de Angola, Rádio 2000, Antena Comercial do Lubango. Esta última da qual é sócio, foi desde a sua fundação, em Setembro de 1992. Director de Programas de 2003 a Dezembro de 2005, acumulou com a Administração geral da Empresa. 
Autodidacta, como aliás o eram todos os da sua geração em matéria de comunicação social-rádio, pois na época não existiam cadeiras de jornalismo nos institutos médios nem faculdades de comunicação social nas Universidades. É portanto um discípulo de tarimba, a velha escola onde os mais velhos ensinavam os mais novos, passando o testemunho de geração em geração.“ 



Do ÍNDICE:  

Abertura 

I. - Notas Soltas 
II.- Contributos à cidadania 
III. - Contributos à Democracia / Cidadania 
IV. - Cidade Virtual
V. - Textos escolhidos 
VI. - A arte de comunicar 
VII. - Aos que vierem depois de nós 


Preço: 37,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.