terça-feira, 26 de setembro de 2023

Portugal & Ultramar - ‘A GUERRA COLONIAL, por Melício - Lisboa 1997 - MUITO RARO;







Portugal & Ultramar - Um folheto de uma exposição do autor e artista, dedicado à temática da guerra que decorrerá entre 1961 e 1974, em Angola, Guiné e Moçambique, antigas províncias ultramarinas portuguesas de África 

 
‘A GUERRA COLONIAL’ 
Por Melício 
Edição do autor 
Lisboa 1997 


Folheto com ilustrações do autor.
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


Foi uma exposição que se realizou no Museu República e Resistência, em 1997, intitulada “A Guerra Colonial”, desenhos de Melício. Melício (1957-) é escultor, designer e pintor, membro da Sociedade Nacional de Belas-Artes, professor de Artes Plásticas. Participou num número apreciável de exposições individuais, coletivas nacionais e internacionais.

Ninguém ignora que é escassíssimo o número de artistas plásticos que tenham ou se têm dedicado ao tema da guerra. Pela gama de desenhos que vêm publicados no catálogo desta exposição, e que tive acesso numa feira de promoções da Livraria Municipal, na Avenida da República em Lisboa, vê-se perfeitamente que Melício se documentou, viu inúmeras fotografias, observou posturas, quer dos combatentes portugueses quer dos guerrilheiros, as minas anticarro, os golpes-de-mão, os descarrilhamentos de comboio, as evacuações, são plausíveis. Melício, no final, e após revelar imagens de extrema crueldade, mostra a paz com imagem de um pássaro, é seguramente a resposta que o artista dá à guerra, à dor, ao silêncio e à morte. Como escreve Diva Morazzo na apresentação do catálogo: “A vitória do primeiro cavaleiro do Apocalipse conotada com imagem do pássaro-esperança-paz é preconizada pela capacidade potencial do traço crítico de Melício”. 



Preço:   0,00€; (Indisponível) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.