quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Portugal - Moçambique & Ultramar - ‘TERRA CONQUISTADA’, de Eduardo Correia de Matos - Lisboa 1946 - Muito Raro;





Portugal - Moçambique & Ultramar - O autor relata as suas vivências por terras de Inhambane e Zambézia, onde exerceu a sua profissão, na época em que esta antiga província ultramarina era portuguesa, tendo a obra sido galardoada com o Primeiro Prémio do Concurso de Literatura Colonial de 1945 


‘TERRA CONQUISTADA’ 
De Eduardo Correia de Matos (1891 - 1971) 
Edições Gleba 
Lisboa 1946 


Livro com 368 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Da badana: 
“ ‘TERRA CONQUISTADA’ por abraço fraterno de naturezas rudes. Dedicação infatigável em troca do pão da vida. Esforço titânico de entendimento humano. Quem pudesse fazer amigos do sol, da chuva, do vento, da Natureza inteira! 

Que pretende o homem

Um vida inteira de inquietação ! 

‘TERRA CONQUISTADA’ ! Grito orgulhoso de quem semeia energias e colhe ilusão de vencer.“ 


Sobre a obra e o Autor: 
“Com a presente obra, o autor obteve o primeiro prémio do Concurso de Literatura Colonial de 1945. Anteriormente, havia já publicado ‘Sinfonia Bárbara’ (1935) e ‘Há Quem Se Esqueça de Viver’ (1943). Posteriormente, publicou os volumes ‘Almas e Pão’ (1948), ‘Mundos do Mundo’ e ‘Aconteceu em África’, ambos em 1955.

Ainda em 1945, na colecção Damon, publicou as ‘Novelas de Cormat’ - ‘Do Tecto do Mundo ao Jardim dos Deuses: Romance no Tibet’, ‘A Montanha Sagrada: Romance em Bali’ e ‘Alta Tensão: Romance em Nova Iorque’, assinadas com o pseudónimo Cormat.

Traduzindo parte da vivência do autor em Moçambique, onde desempenhou o cargo de chefe dos serviços agrícolas de Inhambane, o romance ‘Terra Conquistada’ entrecruza as tradições locais com a acção colonizadora portuguesa, num discurso narrativo entremeado de diversas expressões de Quelimane e da Zambézia.

Tal como aconteceu com outras obras de literatura colonial, esta opção discursiva justificou a inclusão de um glossário anexo, com dezenas de vocábulos, para permitir maior legibilidade de um texto que ocasionalmente se aproxima do registo etnográfico.” 
In - Literatura Colonial Portuguesa - blogue



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 

Do capítulo 
Ao capítulo 
XXII 

Termos regionais usados no texto 


Preço: 32,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.