segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Portugal & Estado Novo - ‘MARCELO CAETANO - AS DESVENTURAS DA RAZÃO’, de Vasco Pulido Valente - Lisboa 2002 - Raro;





Portugal & Estado Novo - Um retrato realista do último Presidente do Conselho do regime deposto a 25 de Abril de 1974, entre as suas grande qualidades intelectuais, académicas e de princípios e a sua falta de capacidade e coragem na alteração do regime após a morte de António de Oliveira Salazar 


‘MARCELO CAETANO - AS DESVENTURAS DA RAZÃO’ 
De Vasco Pulido Valente 
Edição Gótica 
Lisboa 2002 


Livro com 146 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização.
Raro. 


SINOPSE: 
“Uma dezena de anos atrás, Vasco Pulido Valente publicava na revista ‘Kapa’ um brilhante (como é aliás toda a sua obra em livro ou jornalística) artigo sobre o último Presidente do Conselho do Estado Novo, Marcello Caetano. Esse artigo, agora revisto e aumentado deu origem ao livro que agora o investigador publica. Caetano é apresentado como uma espécie de ‘herói perdedor’, figuras que VPV tem uma predilecção em retratar. Não é uma apologia de Marcelo Caetano. Longe disso. Trata-se de um retrato de alguém que ‘durante 50 anos, (...) supremo realista que (...) julgava ser, pregou no deserto’. Um ‘intelectual na política’, ‘o maior da história moderna portuguesa’. Incompreendido pela mesquinhez do país e vítima dos seus destinos. Que acabaria por morrer longe, no exílio do Brasil. Sem glória.”


"É de saudar a publicação em livro, pela Gótica, de um ensaio de Vasco Pulido Valente sobre o último chefe de Governo do Estado Novo. ‘Relendo Marcelo Caetano - as desventuras da razão’, aquilo que há 12 anos, na revista ‘Kapa’, me tinha parecido uma tese atraente, mas não me convencera por completo, surge-me agora como a interpretação mais inteligente e verdadeira até hoje feita do período marcelista e da própria génese do 25 de Abril." 
Francisco Sarsfield Cabral, Diário de Notícias, 30.12.02


O Autor: 
“VASCO PULIDO VALENTE (Lisboa, 21 de novembro de 1941 - 21 de fevereiro de 2020) - Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado em História pela Universidade de Oxford. Investigador-coordenador do Instituto de Ciências Sociais. Ensinou no I.S.E. e no I.S.C.T.E., na Universidade Católica e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. 
Colunista dos jornais ‘Expresso’, ‘Diário de Notícias’, ‘A Tarde’ e ‘O Independente’. Comentador da T.S.F., da Rádio Comercial e da TVI. Publicou ‘Os Militares e a Política: 1820-1856’ (1997); ‘A República Velha: 1910-1917’ (1998); ‘Marcelo Caetano: As Desventuras da Razão’ (2002).”


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.