Cabo Verde - Obra sobre o mistério da morte de um alto dirigente político a seguir à independência em 29 de Setembro de 1989
‘A BALA MÁGICA QUE MATOU O DR. RENATO CARDOSO’
De José Maria Veiga
Edição do Autor
Cabo Verde, Praia 1994
Livro com 82 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
“RENATO DE SILOS CARDOSO nasceu em Mindelo a 1 de Dezembro de 1951. Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, desempenhou várias funções nos Governos da I República, com destaque para o de Conselheiro de primeiro-ministro Pedro Pires, e no momento do assassinato desempenhava a função de Secretário de Estado da Administração Pública. Foi autor de vários escritos, designadamente o livro: “Cabo Verde- Opção por uma política de paz”. Foi homem da cultura, músico e compositor, e é da sua autoria as baladas “Tanha, Terra bo Sabé e Porton d’ Nos ilha, etc”. Para além de político, governante, foi também diplomata de carreira.
Renato de Silos Cardoso foi baleado na zona de Quebra-Canela, no dia 29 de Setembro de 1989, entre 18:30 e 19:30 horas. Depois de baleado no interior da viatura, aonde estava acompanhado de uma senhora, foi socorrido e conduzido ao Hospital da Praia. Foi submetido a uma cirurgia, mas acabou por falecer.
Curiosamente, o Primeiro-Ministro Pedro Pires, que nessa noite seguia de viagem para os EUA, estando no aeroporto, ainda teve tempo para se dirigir ao hospital e ver o Renato Cardoso.”
Do ÍNDICE:
PREFÁCIO
Ao Leitor
- A vida sócio política do Dr. Renato Cardoso
- A trágica noite
- Local do crime
- Detenções dos suspeitos
- Das investigações
- Análise sobre a conflitualidade e a heterogeneidade antropocriminológica
- As personagens mais importantes
- As três motivações
- Conclusão
- Im memorium
Agradecimentos
Bibliografia
Preço: 17,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.