Portugal - Ultramar & Religião - As memórias da obra e vida do missionário evangélico Joaquim António Cartaxo Martins, que dedicou a sua vida à paixão por Angola e as suas populações, numa obra dedicada pelos seus filhos
‘ANGOLA - MEMÓRIAS DE UM MISSIONÁRIO’
De Joaquim António Cartaxo Martins
Edição do autor
Maia 2010
Livro com 340 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“ ‘ANGOLA, TERRA DA MINHA PAIXÃO…’
Finalmente, foi uma grande alegria encontrar-me agora na terra da minha paixão, cercado daqueles rostos negros que guardam, no interior do seu ser, veias e artérias por onde corre um sangue tão carmesim como o de qualquer outra raça, seja branca, amarela ou ‘pele vermelha’. O mais importante de tudo ainda, são as almas preciosas que neles habitam, tão diferentes quer na cor da pele, quer nas suas línguas e costumes. Criaturas do Eterno Deus, a quem Ele tanto ama e por quem tudo fez a fim de as salvar e ter junto a Si.“
Joaquim Cartaxo Martins
O Autor:
“JOAQUIM ANTÓNIO CARTAXO MARTNS nasceu no dia 29 de Junho de 1923, na aldeia alentejana de Perolivas, concelho de Reguengos de Monsaraz. Em criança, frequentou o Colégio Católico de Missionários Salesianos em Évora. Na adolescência, inspirado pelo testemunho de missionários evangélicos vindos do norte da Europa e da América, converteu-se ao cristianismo evangélico.
Em 1949, concretizou o sonho que o acompanhava desde a sua juventude, e no dia 5 de Março, com 25 anos, embarcou sozinho para Angola. Começou a evangelizar em Benguela, onde permaneceu cerca de um ano. Em 1950, deu início ao trabalho missionário no Kwanza-Sul, no Kirimbo. Em 1951, enviou um requerimento ao Governador-Geral a solicitar autorização para o estabelecimento de uma Missão. Finalmente, a 25 de Julho de 1952, foi-lhe concedida a autorização oficial para ‘organizar o ensino dos indígenas e exercer acção missionária’. O ofício a comunicar este despacho foi dirigido à ‘Missão Evangélica de Vista Alegre’.
Após vários anos de trabalho missionário, uma série de equívocos com as autoridades e uma recrudescência de hostilidades por parte de alguns padres católicos da região, incluindo um abaixo-assinado a pedir a expulsão dos missionários, o ‘Boletim Oficial’ de 7 de Agosto de 1957 publicou um despacho que encerrou a Missão.
Em Abril de 1958, Joaquim Cartaxo Martins e família mudaram-se para Luanda, onde ele fundou a ‘Igreja Evangélica Pentecostal’, mas, não conseguindo autorização para a reabertura da Missão, regressou a Portugal no dia 14 de Dezembro de 1959.
Voltou a Angola depois do 25 de Abril de 1974. Preocupado com as carências do povo angolano que então constatou, empreendeu diversas viagens e estabeleceu contactos internacionais, a fim de solicitar apoios que viriam ser concretizados em alimentos, medicamentos, roupas, motorizadas, viaturas, entre outros.
Em Julho de 2002, viajou de novo para Angola na companhia dos seus dois filhos, David e João, na que viria a ser a sua última viagem missionária para celebrar o 50.* aniversário da fundo da Missão. E o povo de Deus dessa grande nação africana prestou, então, justa homenagem ao pioneiro da Mensagem Pentecostal em Angola.“
Do ÍNDICE:
PREFÁCIO, por Manuel Cartaxo Martins
POEMA
Dedicatória
Capítulo I - Paixão por África
Capítulo II - O despertar de uma paixão adormecida
Capítulo III - Rumo a Angola
Capítulo IV - Um ano em Benguela
Capítulo V - Kwanza-Sul: na direcção de Deus
- A Missão de Vista Alegre
Capítulo VI - Primeira tentativa para impedir o estabelecimento da Missão
- Progresso da Missão
- A Evangelização na Gabela
Capítulo VII - Férias interrompidas - Regresso urgente e expansão da Missão
- Fixação na Gabela
- A Igreja Evangélica em Porto Amboim
Capítulo VIII - O encerramento da Missão
Capítulo IX - A fundação da Igreja Evangélica Pentecostal em Luanda
- Regresso para Lisboa (4 de Dezembro de 1959)
- A prisão e a morte dos líderes angolanos
Capítulo X - Dez anos após saída de Angola
- Os novos missionários
Capítulo XI - A Assembleia de Deus em S. Tomé
- Os novos missionários
Capítulo XII - Tentativa de regresso a Angola
- Visita a S. Tomé em 1980, depois da descolonização
Capítulo XIII - De novo a caminho de Angola (1983)
- Apelo à Unidade da Fé
Capítulo XIV - Regresso a Lisboa
- Viagens pela América
- Viagens pela Europa
Capítulo XV - 50.* Aniversário da fundação da Missão
- A última viagem missionária a Angola
ANEXOS:
- DEPOIMENTO SOBRE A VIDA E A OBRA DO PASTOR CARTAXO MARTINS
- CARTAS E OUTROS DOCUMENTOS
Glossário
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.