quinta-feira, 25 de junho de 2020
Tomar & Literatura - 'TU CÁ, TU LÁ', de Cunha Simões - Lisboa 1962 - RARO;
Tomar & Literatura - Uma das primeiras obras deste escritor multifacetado, que de professor a livreiro, vereador no município nabantino foi ainda deputado à Assembleia da República pelo CDS
'TU CÁ, TU LÁ'
De Cunha Simões
Edição do autor
Lisboa 1962
Livro com 230 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
RARO.
Da badana:
CUNHA SIMÕES nasceu em Penamacor (Beira Baixa). Desde muito novo demonstrou espírito irrequieto e insatisfeito. A sede de Liberdade, de justiça e de compreensão leva-o, ao atingir a maioridade, a procurar emprego para esquecer a mesada paterna: assim, ora o encontramos como perfeito de colégio, ora como funcionário do Consulado de Portugal em Paris, ora como estagiário dos Correios e num dos últimos voos, tentando servir o Turismo português. Desiludido de quanto observa, deixa mais esta ocupação e aí o vemos novamente, divagando por toda a Europa e escrevendo.
No seu primeiro livro - 'O NÓ' - que dedica a Portugal, sentimos, nas letras explicativas, quanto lhe é querida a terra que neste momento descreve e como deseja servi-la.
Com este livro que agora apresenta, o novo escritor, que tão galhardamente disseca o povo português, porque nele se mistura com toda a simplicidade que lhe conhecemos, dá-nos uma visão, ainda que sintetizada, dos defeitos, mais de formação intelectual do que de formação-sentimento, que estiola a maioria da nossa gente.
O amor pátrio, transporta-o ao ponto de fazer uma descrição (com a qual o livro se parece ressentir, talvez porque a ela não estejamos habituados) do país, que lamenta não saber realizar melhor, tal a beleza que em tudo encontra.
Quando vergasteia os dirigentes que se fecham nas suas conchas empoladas, em vez de descerem ou de ouvirem directamente as petições e os anseios de quem os ajudou ali a colocar, fá-lo fraternalmente e lembra-lhes que não devem esquecer as suas origens, pois recordando-as, compreenderão melhor quem clama justiça.
Cunha Simões perpassará na mente de todos como o idealista incompreendido, sequioso da verdade da existência, mesmo que para tanto, seja necessário lutar contra tudo e contra todos os falsos lisonjeiros, como declara no livro anterior: 'E eu, jovem, pulsando de ansiedade/sinto-me como o mar enlouquecido/Lutando na terra, contra tantos enganos'.
Temos a certeza que Cunha Simões atingirá o fim que se propôs; e mais, estamos convictos, alcançará com facilidade a meta imaginada, a qual, rapidamente lhe desejamos, porque o sabemos justo e pessoa 'de antes quebrar que torcer'.
João Ribeiro"
Preço: 7,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.