segunda-feira, 8 de junho de 2020
África & Guerra Civil - 'ANGOLA - O recomeço da guerra em Outubro de 1992' - Assembleia da República - Lisboa 1994 - RARO;
África & Guerra Civil - O reacendimento da guerra angolana em Outubro de 1992, segundo as versões da UNITA e do MPLA, em audições históricas na Assembleia da República portuguesa
'Audições sobre ANGOLA - O recomeço da guerra em Outubro de 1992'
Assembleia da República
Comissão de Negócios Estrangeiros, Comunidades Portuguesas e Cooperação
Lisboa 1994
Livro com 152 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
Da INTRODUÇÃO:
"Quando tudo indicava que a paz e a democracia delineadas em Bicesse iam finalmente chegar a Angola - as armas voltaram-se ser empunhadas, regressando a guerra civil em força, com todos os seus horrores.
Pelo seu profundo relacionamento histórico, cultural e sentimental com Angola, os portugueses sentem mais do que quaisquer outros, o sofrimento do povo angolano. Têm, por isso, um grande e natural interesse em serem informador sobre o que se passou, em saber como foi possível que as esperanças de paz anunciadas fossem traídas e se regressasse de novo ao troar dos canhões a às mortes e feridos aos milhares, numa guerra civil fraticida das mais cruentas do século.
A Comissão de Negócios Estrangeiros tem uma longa tradição de ouvir os movimentos rebeldes quando estes o solicitem. Por isso quando, já depois dos acontecimentos de Outubro de 1992, uma delegação da UNITA chefiada pelo seu ex-deputado e dirigente, Dr. Carlos Morgado, solicitou ser ouvida para relatar o que sucedeu, a Comissão concedeu-lhe uma audiência. E o mesmo aconteceu quando, posteriormente, o Ministro da Justiça do Governo da República de Angola Dr. Paulo Chipilica, pediu para ser recebido pela Comissão.
Os depoimentos destes altos responsáveis do Governo da República de Angola e da UNITA, bem como as suas respostas às perguntas formuladas pelos membros da Comissão, constituem sem dúvida um documento importante sobre a história de um período crucial e ainda mal conhecida da tragédia angolana. Documento que tem a virtude de reproduzir não só uma mas as duas versões dos acontecimentos que estão na origem do reatamento da guerra civil, o que lhe confere, na sua globalidade, um valor particular como fonte histórica.
Ao promover a sua publicação a Comissão dos Negócios Estrangeiros espera dar um contributo relevante para um melhor conhecimento de uma fase ainda muito obscura, mas decisiva, da História recente de Angola."
Do ÍNDICE:
INTRODUÇÃO
REUNIÃO DE 16 DE JUNHO
(AUDIÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA DA REPÚBLICA DE ANGOLA)
- Deputado António Maria Pereira (PSD) - Presidente da Comissão
- Ministro da Justiça da República de Angola (Dr. Paulo Chipilica)
Deputados intervenientes:
- Correia Afonso (PSD)
- João Amaral (PCP)
- Marques da Costa (PS)
- António Crisóstomo Teixeira (PS)
- Arménio Santos (PSD)
- Sousa Lara (PSD)
- Isilda Martins (PSD)
- Raul Rego (PS)
- Adriano Moreira (CDS)
REUNIÃO DE 21 DE ABRIL DE 1993
(AUDIÇÃO DE MEMBROS DA UNITA)
- Deputado António Maria Pereira (PSD) - Presidente da Comissão
- Eng. Adalberto Costa Júnior (UNITA)
- Dr. Carlos Morgado (UNITA)
- José Baptista (UNITA)
- Rui Manuel Marinheiro de Oliveira (UNITA)
Deputados intervenientes:
- Cecília Catarino (PSD)
- Isilda Martins (PSD)
- João Granja (PSD)
- Luís Geraldes (PSD)
- Rui Gomes da Silva (PSD)
- Carlos Miguel Oliveira (PSD)
Preço: 35,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.