sexta-feira, 1 de maio de 2020
Portugal & Politica - 'MEMÓRIAS DUMA NOTA DE BANCO', de Joaquim Paço d'Arcos - Lisboa 1970 - RARO;
Portugal & Politica - Em torno de uma nota de 500 escudos do Banco de Portugal, curiosamente a nota do famoso Alves dos Reis, serve de pretexto para esta obra
'MEMÓRIAS DUMA NOTA DE BANCO'
De Joaquim Paço d'Arcos
Guimarães editores
Lisboa 1970
Livro com 288 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
OPINIÕES SOBRE A OBRA:
"Assiste o leitor ao mais variado, colorido, pungente, torpe, generoso e dramático desbobinar de um filme tão rico de lances como a própria vida. A verdade é que me parece ter Joaquim Paço d'Arcos escrito o melhor romance de toda a sua carreira de romancista."
Natércia Freire, em 'Diário de Notícias', de 12 de Abril de 1962
"Um bom romance realista. Tudo é inventado, tudo é verdadeiro. Pode-se invejar a esta nota de banco o seu conhecimento da natureza humana. E, através das personagens muito características, reconstitui-se a sociedade ocidental entre 1940 e 1960. Em resumo, o livro dum moralista, escrito com uma verve verdadeiramente voltairiana."
Roger Giron, in 'France-Soir', 10 de Abril de 1968
"Esta história conta-nós a vida de uma nota de banco de quinhentos escudos desde que foi impressa até à sua destruição. Este estratagema permite ao autor aprofundar as vidas de centenas de caracteres em Portugal e através da Europa com um certo julgamento sereno. É esta objectividade imperturbável que rouba à história força moral. Mas, da mesma forma forma, compete ao leitor a manter-se atento até ao final."
In 'Los Angeles Times', 24 de Setembro de 1968
Preço: 22,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.