sexta-feira, 15 de maio de 2020
África & Literatura - 'ANGOLA - NO ENTRETANTO DO TEMPO', de Filomena Cabral - Linda-a-Velha 1994 - RARO;
África & Literatura - Uma obra entre a prosa romanceada e a história interpretativa em poesia, elogiada pelos críticos literários
'ANGOLA - NO ENTRETANTO DO TEMPO (Urila-o-Kimbi)'
De Filomena Cabral (texto e ilustrações)
Edição DIFEL
Linda-a-Velha 1994
Livro com 96 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
A AUTORA:
"FILOMENA CABRAL
Nasceu no Porto. Poeta, ficcionista e jornalista, está representada em Antologias nacionais e estrangeiras. Participou nos Encontros Internacionais de Poesia de Yverdon (Suíça) e Strugga (Macedonia); entre outros, no I Congresso Internacional de Literaturas Lusófonas (1991) e Simpósio Internacional Mulher e Cultura (1993), ambos em Santiago de Compostela.
No Brasil, a sua presença foi destacada nas Bienais Internacionais do Livro de 90 e 92, em S. Paulo, e 93, no Rio de Janeiro; simultaneamente no I Congresso de Literaturas Americanas, organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (...)
A Associação Paulista de Críticos de Artes, atribuiu-lhe um 'Prémio Especial', no conjunto da obra e pela participação nos referimos eventos culturais luso-brasileiros, em 1993. No mesmo ano, passou a fazer parte da Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, em S. Paulo.
Foi membro da Direção da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
A actividade da autora na área do jornalismo cultural tem vindo a desenvolver-se em vários jornais. Colaborou no 'Jornal de Letras', no 'Letras & Letras' e no 'Diário de Lisboa', para além d'O Comércio do Porto' e d'O Primeiro de Janeiro'. Actualmente colabora no 'Jornal de Notícias', assinando uma página de crítica literária no 'Notícias Magazine'."
Da contracapa:
" 'NO ENTRETANTO NO TEMPO', cuja acção se situa em Angola, país onde a autora viveu largos anos, pretende demonstrar, essencialmente, que o verdadeiro legado de Portugal ao mundo foi a língua portuguesa: segue-se a Madrigal, primeiro volume da 'trilogia da ilusão', romance elogiado pelas críticas portuguesa e brasileira:
Há, em Madrigal, uma dialética entre progresso e regresso que se levanta a cad tempo, como em Walter Benjamim que, aliás, é aqui muito importante (...) Toda a parte final do livro é uma reflexão cerca da História, do determinismo, de qual o destino, sob o ponto de vista de uma romancista, numa obra feita de considerações num diálogo tríplice que assume diversas avataras, configurações.
Novamente se focaliza Angola, com a função de um lugar eterno (...) Ficamos perante uma obra de meditação que, vista como um romance, é um romance de actualidade, levantando uma série de problemas. Este livro inicia uma fase completamente nova."
Óscar Lopes (Universidade do Porto)
"Em sua sedutora escrita romanesca (de uma imaginação fabulosa!) Filomena Cabral faz convergir praticamente todos os problemas mais intrigantes do nosso tempo: limites entre real e ficção ou imaginário; redescoberta da condição humana de um mundo que perdeu seus paradigmas ou base transcendental; o resgate das origens, o questionamento do indivíduo face ao colectivo; a redescoberta da mulher em relação a si mesma e ao outro; o lugar da paixão na vida pessoal e colectiva; a tarefa da Palavra como reordenadora do mundo em gestação, como possível questionadora dos caminhos do viver em um mundo que se transforma aceleradamente... ou ainda a tentativa que se repete da tessitura do romance ou da ficção em busca do texto autêntico, como expressão eternizadora da efemeridade da vida... como testemunho da vida vivida, legado aos homens."
Nelly Novaes Coelho (Universidade de S. Paulo)
Do ÍNDICE:
NO ENTRETANTO DO TEMPO
MUXIMA
Poemas - 1979
POSFÁCIO
'Muxima, ainda'
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.