segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Portugal & os PALOP's - 'ÁFRICA, QUE FUTURO ?', de Vítor Ramalho - Lisboa 1995 - Raro;
Portugal & os PALOP's - Análise dos problemas actuais do continente e dos novos países de língua portuguesa
'ÁFRICA, QUE FUTURO ?'
De Vítor Ramalho
Edição COSMOS
Lisboa 1995
Livro com 47 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
O AUTOR:
"VITOR RAMALHO nasceu na Caàla (Angola) e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 1970, onde foi colega do actual cardeal Alexadre do Nascimento e de Joaquim Pinto de Andrade. Advogado em Lisboa, partilhou o escritório, durante doze anos com o nacionalista angolano Gentil Viana.
Co-organizador do I Congresso de Quadros Angolanos no Exterior, em 1990, um fórum da sociedade civil que pela primeira vez reuniu em Lisboa delegações do MPLA, FNLA e UNITA. Membro do Fórum da Lusofonia que organizou, também em Lisboa, em Dezembro de 1994, o I Congresso da Lusofonia.
Secretário de Estado do Trabalho no Governo do 'Bloco Central', presidido por Mário Soares. Consultor da Casa Civil do Presidente da República. Docente de Análise Pública e Económica do Continente Africano na Universidade Autónoma de Lisboa. "
Da contracapa:
"ÁFRICA, o continente tão próximo e simultaneamente tão distante dos europeus, continua por boas e más causas na ordem do dia. Para Portugal e para os portugueses a inclusão na agenda do quotidiano tem um registo secular, penetra a cultura, marca geneticamente a ascendência de muitos dos vultos ilustres da sua História, é referência no desporto, compõe a gastronomia, cruza-se nas ruas e enche bibliotecas. E há depois o passado recente duma luta comum em prol da dignidade e da liberdade dos povos, que gerou utopias, sedimentou esperanças, mas trouxe também traumas e desalentos.
A medalha tem um verso e um anverso. Sempre assim foi e sempre assim será, mas agora começa a ser possível com objectividade perceber-lhe melhor os contornos. O tempo e o decurso dele permitem afastar as nuvens que toldavam a visão e os factos tornam-se mais claros. A História que é pertença dos povos não se pode renegar. É dela que fala a pequena intervenção que se segue, feita sem qualquer pretensão, em jeito de produto concentrado, cedendo à solicitação de amigos africanos mais próximos mas também ao impulso irreprimível de falar da mãe, o continente onde nasci.
A razão acabou por ponderar na conveniência da publicação. As exigências dos nossos dias não deixam muito tempo à leitura. Um pequeno texto tem também essa utilidade, se for seguido, como este o é, duma brevíssima bibliografia que está ao alcance de todos. Um trabalho de maior fôlego, de que o presente e síntese, está em preparação.
Vitor Ramalho"
Do ÍNDICE:
O autor
Abertura
- Mosaico e encontro de culturas no continente africano e o início da sua partilha
- Necessidade de um intervalo. A igualdade dos seres humanos
- Da partilha da África à Segunda Guerra Mundial
- A Organização de Unidade Africana
- A Comunidade Internacional, o ciclo vicioso da pobreza e as relações económicas entre países desenvolvidos e menos desenvolvidos
- A queda do mundo bipolar e a universalização do conceito da democracia
- Democracia e realidades nacionais
- Perspectivas
Bibliografia útil
Preço: 22,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.