quinta-feira, 10 de outubro de 2019
Guiné & Ultramar - 'BRAÇO TATUADO - Retalhos da Guerara Colonial', de Cristóvão de Aguiar - Lisboa 2008 - RARO;
Guiné & Ultramar - Uma obra do escritor açoriano que usa a sua experiência pessoal no conflito militar africano
'BRAÇO TATUADO - Retalhos da Guerara Colonial'
De Cristóvão de Aguiar
Edição Dom Quixote
Lisboa 2008
Livro com 136 páginas, em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO;
Da badana:
"Eomance em torno das vivências do autor na guerra colonial, ferida que se mantém aberta na sua memória, após uma experiência traumatizante de dois anos na Guiné. Um texto de ecos e lembranças que de forma onírica e fantástica dá conta do absurdo desse conflito armado.
O cenário de horror, as emboscadas, as trocidades cometidas, a voz da liberdade, as saudades e a perplexidade perante uma guerra que era obrigatório viver, fazem deste texto uma das mais interessantes narrativas sobre a guerra colonial."
Da contracapa:
"Cerrada é a noite. Não se vislumbra um coalho de lua. Seguimos em fila indiana, num comboio humano, agarrados uns aos outros pela cintura. Não se pode fumar, nem acender qualquer foco ou lanterna - o inimigo está atento, mantém as suas sentinelas nos locais estratégicos. Nas próprias tabancas há gente que informa, por meio de batuques e outros sinais, da nossa passagem e do rumo que tomamos. Por isso, o brasido de um cigarro ou o clarão de um foco poderão denunciar-nós a quilómetros de lonjura. Depois, seria a emboscada, a mina antipessoal, o corisco que abrase tudo isto."
O AUTOR
"CRISTÓVÃO DE AGUIAR nasce na ilha de S. Miguel, em 1940. Frequenta Filologia Germânica, em Coimbra, curso que interrompe para tirar o de oficiais milicianos. Em 1965 parte para a Guiné. Regressa em 1967, conclui o curso, lecciona em Leiria e volta a Coimbra para apresentar a sua tese de licenciatura, 'O PURITANISMO E A LETRA ESCARLATE'. Foi redactor da revista 'VÉRTICE', colaborador, depois do 25 de Abril, da Emissora Nacional com a rubrica 'Revista da imprensa regional' e leitor de Língua Inglesa na Faculdade de Ciências e tecnologias da Universidade de Coimbra.
A experiência da guerra forneceu-lhe material para um livro, incluído inicialmente em 'CICLONE DE SETEMBRO' (1985), de que era uma das partes, e autonomizado mais tarde com o título 'O BRAÇO TATUADO' (1990) e que agora se reedita em nova versão.
Da sua obra, por diversas vezes premiada, destacamos:
- 'Raiz comida I - A semente e a seiva (1978);
Prémio Ricardo Malheiros da Academia de Ciências de Lisboa
- 'Relação de Bordo I - Diário ou nem tanto ou talvez muito mais' (1964-1988);
Grande prémio de Literatura Biográfica da APE/CMP
- 'Raiz comida: trilogia romanesca' (2003);
- 'Trafega - Casos e Contos' (2003);
Prémio literário Miguel Torga / Cidade de Coimbra
- 'Nova relação de bordo - Diário ou nem tanto ou talvez muito mais' (2004);
- 'Marilha' (2005);
Os quatro últimos publicados na Dom Quixote."
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.