quinta-feira, 8 de agosto de 2019
Cabo Verde & Literatura - 'VOZ DE PRISÃO', de Manuel Ferreira - Lisboa 1970 - Muito Raro;
Cabo Verde & Literatura - Uma obra de referência sobre o arquipélago e as suas populações, escrito por um cabo-verdiano de adopção
'VOZ DE PRISÃO'
De Manuel Ferreira
Editorial Nova Limitada
Lisboa 1970
Livro com 158 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da Badana:
"
"
Da contracapa:
"MANUEL FERREIRA nasceu em Gândara dos Olivais - Leiria.
Em virtude de ter seguido a carreira militar, permaneceu durante seis anos em Cabo Verde prestando serviço. Ali se lhe revelou uma vocação literária que viria a constituir o fulcro principal da sua actividade. Mais tarde, e ainda a prestar serviço militar, permaneceu dois anos em Angola e seis na Índia. Actualmente reside em Lisboa
Escritor de raiz neto-realista, Manuel Ferreira adoptou, no domínio da actividade literária, uma segunda pátria: Cabo Verde. Em 1944 publicou o primeiro livro de contos - 'GREI' que, juntamente com a novela 'A CASA DOS MOTAS', constituem as duas únicas obras do autor cuja temática se localiza na região da sua naturalidade.
Os contos de 'MORNA' e 'MORABEZA' publicados respectivamente em 1948 e 1958, são já de inspiração cabo-verdiana, tendo este último volume conquistado o Prémio Fernão Mendes Pinto. A obra de Manuel Ferreira que mais se celebrizou, tendo sido mesmo publicada no estrangeiro, foi 'HORA DI BAI', que surgiu em 1962 e à qual foi atribuído o Prémio Ricardo Malheiros. No domínio da literatura infantil Manuel Ferreira publicou 'O SANDINÓ E O CARÁ', 'NO TEMPO EM QUE OS ANIMAIS FALAVAM...', 'A MARIA BÉ E O FINÓRIO ZÉ TOMÉ' e 'VAMOS CONTAR HISTÓRIAS'.
Para além deSta intensa actividade de ficcionista, Manuel Ferreira tem-se dedicado ao ensaio sobre temas africanos, e em particular cabo-verdianos, dos quais o mais conhecido é 'A AVENTURA CRIOULA'."
Preço: 37,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.